CULTURA

Conversa sobre skate na Casa Porto, em Vitória (ES).

Instituto Tamo Junto e o coletivo mexicano Board Dripper promovem atividade nesta quarta (21).

Em 21/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um papo sobre skate é mais uma das atrações do Festival Latinta, que este ano recebe a visita do coletivo de artistas mexicanos Board Dripper. Nesta quarta-feira, às 18h, o skate-papo vai rolar na Casa Porto de Artes Plásticas, Centro de Vitória. O tema central da conversa será sobre "Skate nas Olimpíadas x Falta de patrocínio", já que nos próximos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, o skate passará a fazer parte das modalidades competidoras. A atividade em Vitória contará também a exibição do vídeo Grove Skate.

O skate-papo faz parte da mostra Fricción, realizada pelo Board Dripper dentro do Festival Latinta, organizado pelo Instituto Tamo Junto para promover a integração e residência de artistas latino-americanos no Espírito Santo.

Além da conversa, os visitantes da Casa Porto podem contemplar até o dia 30 de setembro a exposição que conta com diversos trabalhos artísticos feitos a partir de shapes (tábuas) de skate que estavam em desuso. “A maioria eram tábuas que alguma vez foram usadas mas estavam guardadas nos pátios. Então foi tudo reciclado, materiais que estavam em desuso para andar mas completamente aptos para serem transformados em arte”, explica Irene Amezcua, integrante do coletivo de Querétaro, no México.

Ela conta que assim como no Brasil, o skate influenciou uma geração de jovens e por isso a mostra teve tanto sucesso no México e no mundo. “O skate era visto como um ato rebelde, que estava completamente fora do comum no dia a dia de nossa sociedade. E daí veio a música, a forma de vestir, de falar, de agir, a cultura em torno do grafite, que forma parte de nossa forma de ser e de pensar”, diz. Todo esse contexto da cultura em torno do skate deve ser parte da conversa realizada nesta quarta-feira.

O Festival Latinta segue até o dia 28 de setembro, incluindo diversas intervenções artísticas e grafitagem em comunidades urbanas da Grande Vitória com os artistas mexicanos. Caso queira acompanhar essas atividades de pinturas de mural favor entrar em contato conosco para agendarmos dentro do calendário.

Por Vitor Taveira