TEMAS GERAIS

Coral do CCTI de Vitória une casal de idosos apaixonados

Casal teve paixão à primeira vista após se conhecer no coral do CCTI de Maria Ortiz.

Em 07/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Paula Bourguignon - }Secom/PMV

O coral "Recordar é Viver", do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz, rendeu frutos para o casal Jovelina Barbosa Nascimento, de 81 anos, e Veraldo Nascimento, 83.

Eles se conheceram no CCTI em 2014 e oficializaram a união em 2017. Essa história de amor como uma paixão à primeira vista.

"Minha sobrinha Maria Amélia Nascimento era presidente do coral e sempre me chamava para vir. Um dia decidi assistir ao ensaio e, logo que cheguei, já avistei Jovelina e queria saber quem era ela. Senti uma atração e um sentimento forte no coração", recordou Veraldo.

Autor do livro "Uma luz além do infinito", com 800 pensamentos escritos, ele decidiu recitar um pedaço da obra na aula do coral, com a frase "Plantei o meu amor no teu coração, mas deixei a raiz no meu".

"Quando terminei, dei meu livro para ela. Mas ela nem ligou. Decidi acompanhar ela até o ponto de ônibus e disse que ela tinha que prestar atenção na frase, que era para ela", disse Veraldo.

"Eu estava com os passos apressados para pegar o ônibus. Ele me chamou e perguntou se eu senti alguma atração ao ler o livro e falei que não. Ele disse que sentiu algo diferente por mim. Falei que já estava com 79 anos e pretendia não arrumar mais ninguém, pois estava com 30 anos de viuvez e estava velha", explicou Jovelina.

Ele não titubeou: "Respondi: 'Estou com quase 80 e não me sinto velho. Me sinto pronto e disposto para achar alguém".

Primeiro encontro

Ela ficou com aquilo na cabeça: "Quando cheguei em casa, comentei com minha neta que havia encontrado um admirador e também falei com minhas filhas. Foram me dando aquela força. Assim decidi ligar para ele. Marcamos de nos encontrarmos para conversar", lembra Jovelina.

"Marcamos na casa dela e cheguei antes da hora, pois estava ansioso. Só ouvi ela comentando com a filha: 'Muito apressado'. Aos poucos, iam chegando as filhas e os netos. Uma delas me perguntou: 'Qual a sua intenção com minha mãe?'. Eu prontamente respondi: 'Fazê-la feliz e que ela me torne um homem feliz. Vamos fazer uma união de felicidade", disse Veraldo.

Zelo

"A nossa união foi feita por Deus. No nosso segundo encontro, já falamos em casamento. Eu tenho esse cuidado com ela, de abrir a porta do carro para ela entrar e temos zelo um pelo outro. O amor realmente não tem idade nem cor", disse Veraldo.

Campartilhar

"Hoje moramos aqui em Maria Ortiz. Mas as seis filhas, o seu filho e seus netos estão sempre aqui junto de nós compartilhando esses momentos. Isso preenche a minha alma principalmente. Saber que os seus filhos me consideram", declarou Veraldo.

"A vida dele para mim sempre foi um livro aberto. Esperamos viver eternamente juntos com saúde", afirmou Jovelina.

Futuro

"Vamos viver unidos até um de nós ser levado. Queremos que alguém possa seguir os nossos passos. Então, valorize o seu companheiro e sua companheira. É nosso dever propagar o amor, que deve estar acima de nós", disse ele.

Espelho

"Nós temos que ser o espelho fiel da família. Porque eles olham através de nós como se deve viver. A gente ri, a gente conversa e recorda as coisas boas da vida. Isso faz a gente trocar ideias e trocar de amores", concluiu Veraldo.

MAIS NOTÍCIAS

Comid: idosos de Vitória vão eleger dez novos representantes

Moradores de Vitória a partir de 60 anos de idade vão escolher dez representantes para o Conselho Municipal dos Idosos (Comid) nesta terça-feira (8). A eleição será realizada no auditório da Casa do Cidadão, a partir das 13 horas. As dez vagas são destinadas a representantes da sociedade civil, para atuação no biênio 2019/2021.

Membros do Comid atuam para ajudar a garantir os direitos dos idosos em Vitória. Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV

O resultado será publicado no próximo dia 15 e a posse dos conselheiros será no dia 31 deste mês. Só poderá votar e ser votado quem se apresentar à assembleia eleitoral até as 14h30, para assistir ao pronunciamento dos candidatos.

A eleição, as etapas do processo, os requisitos para as candidaturas e o cronograma para a eleição foram definidos no edital nº 2/2019, publicado no Diário Oficial do Município de 30 de agosto.

Eleição do Comid

  • Dia 8 de outubro
  • Local: auditório da Casa do Cidadão - Av. Maruípe, 2544, Itararé
  • Horário: a partir das 13h

Mais informações: telefone (27) 3382-6178 ou endereço eletrônico comid@correio1.vitoria.es.gov.br

Quem pode votar?

  • Munícipes de Vitória com idade igual ou superior a 60 anos, portando documento de identidade com foto e comprovação de residência (contrato de aluguel, título eleitoral ou correspondência como boletos de água, luz, telefone ou bancos)
  • Representantes legais das entidades que tiveram as candidaturas homologadas ou mandatário designado por Ofício, apresentado dentro do prazo estipulado para eleição.

Lista de Candidatos

Representantes dos Usuários e/ou Organização de Usuários:

  • 1 - Antônio Peres de Jesus
  • 2 - Elísio Nunes Ribeiro
  • 3 - Geralda Alves da Silva Bravim
  • 4 - Germania Maria Freire de Menezes
  • 5 - José Luiz dos Anjos
  • 6 - Juvacy dos Santos Monteiro
  • 7 - Luiz Carlos de Menezes Norbim
  • 8 - Madalena Frechiani Rosa
  • 9 - Manoel Moreira dos Santos
  • 10 - Maria Tereza Coimbra de Carvalho
  • 11 - Marinalda Magalhães Zerbone
  • 12 - Nadir Maria Vidal dos Santos
  • 13 - Paulete Maria Ambrósio Maciel

Representantes de Entidades e Organizações de Atendimento:

  • 1 - Associação de Participantes Assistidos e Beneficiários da Fundação Banestes de Seguridade Social – Banespar
  • 2 - Instituição Adventista de Educação e Assistência Social Este Brasileira – Adra
  • 3 - Pastoral da Pessoa Idosa
  • 4 - Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical – Sindnapi-ES
  • 5 - Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada – Asilo dos Idosos

Representantes de Entidades e Organizações de Pesquisa, assessoria e formação de recursos humanos:

  • 1 - Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Espírito Santo – Coren ES
  • 2 - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG/ES