TEMAS GERAIS

Corpo de 17ª vítima do rompimento da barragem é reconhecido, diz polícia

Vando Maurílio dos Santos, de 37 anos, era funcionário de terceirizada.

Em 16/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O corpo de Vando Maurílio dos Santos, de 37 anos, foi reconhecido nesta quarta-feira (16), de acordo com a Polícia Civil. O motorista é a 17ª vítima do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no dia 5 de novembro, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. A estrutura pertence à mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton.

Segundo a polícia, o corpo foi encontrado na tarde desta terça-feira (15), próximo a um caminhão que havia sido localizado no início da semana. Vando era motorista de caminhão-pipa da Integral Engenharia, terceirizada da Samarco, e trabalhava no momento da tragédia.

A irmã de Vando, Patrícia Aparecida Santos, disse que a família reconheceu o corpo na manhã desta quarta-feira pela aliança de casamento. O corpo era velado no início da tarde no Cemitério Santana, em Mariana, e o enterro estava marcado para as 17h. "O corpo para sepultar é até um alívio, a gente ficava pensando que seria difícil encontrar. Tendo um sepultamento digno, agora encerra", disse Patrícia.

O cruzeirense havia sido pai pela quarta vez há pouco tempo, mas o mar de lama não permitiu nem que ele batizasse o caçula, de 1 ano e 4 meses. A única filha menina da vítima, de 9 anos, costuma dizer que também queria estar no caminhão no momento do rompimento da barragem, como contou o pai de Vando, Pedro Maurílio dos Santos. Ele deixa ainda dois filhos de 17 e 19 anos.

A mãe do motorista também perdeu o pai em um acidente de trabalho na mineração. Neste fim de ano, com um imenso vazio, ela vai reunir a família em casa. "Mas não tem Natal, não vai ter enfeite nenhum, não vai ter alegria", falou Pedro Maurílio.

Continuam desaparecidos Ailton Martins dos Santos, de 55 anos, que também trabalhava como motorista da Integral Engenharia, e Edmirson José Pessoa, de 48 anos, único funcionário da Samarco entre as vítimas da tragédia.