TEMAS GERAIS

Corpo de Bombeiros confirma 58 mortos na Barragem da Vale

O Corpo de Bombeiros anunciou ainda, ter encontrado um segundo ônibus, com corpos.

Em 27/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Istoé - Estadão Conteúdo/Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atualizou no início da noite deste domingo (27) os números da tragédia em Brumadinho. Foram contabilizadas: 361 pessoas localizadas; 305 pessoas desaparecidas; 192 pessoas resgatadas; 58 mortes, sendo 19 identificadas e entregues aos familiares para sepultamento.

Brigadistas do Corpo de Bombeiros de quatro estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo – passaram quase o dia todo parados em Córrego do Feijão, a espera de orientações das brigadas aéreas para realizar alguma ação.

Equipe de resgate busca por vítimas depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Equipe de resgate busca por vítimas depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Foto: Adriano Machado/Reuters

De acordo com um bombeiro ouvido pelo Broadcast, já não há esperança de encontrar sobreviventes. Segundo ele, os helicópteros, que voltaram a voar com maior frequência apenas à tarde, estavam rastreando a área para localizar corpos que pudessem ser resgatados pelas equipes de terra. Diferentemente do sábado, porém, o domingo não teve novos resgates na localidade.

Ao longo de todo o dia, dezenas de pessoas se dirigiram a Córrego do Feijão. Eles procuravam a parte que não foi destruída do centro da localidade e também pontos de observação do vale de lama que se formou em uma área que antes era ocupada pela própria Vale, mas também por pousadas, parques e áreas de floresta preservada.

Equipe de resgate carrega corpo retirado da lama dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Equipe de resgate carrega corpo retirado da lama dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Foto: Adriano Machado/Reuters

O Corpo de Bombeiros anunciou ainda, ter encontrado um segundo ônibus, onde foi confirmada a presença de vários corpos e as equipes de resgates trabalharão durante a noite.

O coordenador da Defesa Civil de Minas, tenente-coronel Flávio Godinho, explicou que o número de desaparecidos aumentou, pois mais nomes foram incluídos na lista em relação a que foi divulgada pela manhã.

De acordo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, as equipes elencaram 14 áreas prioritárias de busca, entre elas locais onde estão soterrados uma locomotiva, uma pousada, ônibus e o refeitório da mineradora Vale, onde a maioria dos funcionários estava na hora do rompimento da barragem.

Membros de equipe de resgate carregam corpo retirado da lama dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Membros de equipe de resgate carregam corpo retirado da lama dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Foto: Adriano Machado/Reuters

Os bombeiros ainda trabalham com a possibilidade de encontrar sobreviventes. Mas o porta-voz admite que alguns corpos poderão não ser encontrados.

As equipes interromperam as buscas durante o dia de hoje, após alerta de que uma segunda barragem, neste caso de água, corria risco de rompimento por causa do aumento do nível. As sirenes foram acionadas de madrugada pela Vale e moradores orientados a deixar suas casas. No meio da tarde, a Defesa Civil descartou o risco e os bombeiros retomaram as buscas.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL