EDUCAÇÃO

Cozinha Brasil chega às escolas de Vila Velha(ES).

O objetivo é de oferecer aos alunos aprendizados baseado em uma alimentação saudável.

Em 20/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com a proposta de incentivar hábitos alimentares saudáveis e reduzir o desperdício de alimentos entre os alunos, professores e funcionários da rede municipal, a Secretaria de Educação (Semed) firmou uma parceria com o Sesi Cozinha Brasil. Os profissionais do projeto ensinam a elaborar pratos utilizando caule, talos, cascas e sementes, sem desperdiçar nada dos alimentos ecombinando  qualidade, economia e sabor.

A primeira escola a receber o projeto, nesta terça-feira (21), é a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Rubens José Vervloet Gomes, em Soteco, mais conhecida como Vila Olímpica.

O Cozinha Brasil permanecerá na escola até sexta-feira (24). As outras Umefs que receberão o projeto, até o dia 05 de outubro, são a Leonel de Moura Brizola; em Santa Rita, a Reverendo Antônio da Silva Cosmo; em Jardim Colorado, a Tuffy Nader, na Barra do Jucu, e a Reverendo Waldomiro M. Ferreira, no Xuri.

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O veículo utilizado é um caminhão baú adaptado com cozinha toda equipada - geladeira, fogão, micro-ondas, liquidificador, forno elétrico, televisão, armários, cadeiras e uma coifa.

Segundo a coordenadora do setor de Alimentação Escolar da Semed, Graziele Chalhub, o objetivo é o de oferecer aos alunos momentos de aprendizado baseado em uma alimentação saudável e com sustentabilidade.

“A proposta do Cozinha Brasil é a de ensinar a aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é jogado fora, com receitas balanceadas e saudáveis, mantendo o valor nutritivo dos alimentos”, considerou Graziele.

Cozinha Brasil-Em todo o país, são 30 unidades móveis do Cozinha Brasil, equipadas e com equipes de nutricionistas e instrutores, que oferecem cursos gratuitos à população. Desde 2004, o programa ensina à população como preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, introduzindo um cardápio farto em variedade, quantidade e rico em nutrientes essenciais à saúde humana.

Segue cronograma

20 a 24 de Julho  - Umef Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), Soteco

03 A 07 de Agosto - Umef Leonel de Moura Brizola,  Santa Rita

17 a 21 de Agosto - Umef Reverendo Antônio da Silva Cosmo/ Escola Parque,

21 a 25 de Setembro- Umef Tuffy Nader, Barra do Jucu

05 a 09 de Outubro - Umef Reverendo Waldomiro M. Ferreira, Xuri

Fonte: SEMCOM/PMVV