TEMAS GERAIS

Crea-ES leva alunos para o canteiro de obras.

O grupo de dez estudantes tiveram a chance de vivenciar situações reais da profissão.

Em 30/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) está levando os alunos do 2º ao 9º período de Engenharia Civil para uma visita técnica às obras de infraestrutura e saneamento da Grande Vitória. Por meio do projeto “Da sala de aula para o canteiro de obras”, o Conselho visa apresentar na prática os procedimentos técnicos e a rotina de uma obra para os alunos, e prepará-los para o mercado de trabalho. Outro objetivo do projeto é verificar como está sendo o ensino da engenharia civil nas instituições capixabas. As visitas são promovidas pelo Crea-ES em parceria com o CreaJr.

A primeira visita foi realizada em um canteiro de obras de um futuro empreendimento comercial, no bairro Gurigica, em Vitória. Durante o encontro, o grupo de dez estudantes tiveram a chance de vivenciar situações reais da profissão, com o acompanhamento do coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho, Eng. Civil Jaime Oliveira Veiga, e do responsável técnico pela obra, Eng. Civil Marco Aurélio Ribeiro Brunetti.

Na visita foram dados exemplos práticos sobre remoção de rochas, drenagem, formação de colunas e de fundações. Para o Eng. Civil Marco Aurélio Ribeiro Brunetti, responsável técnico da obra, essa é uma excelente iniciativa do Crea-ES e irá aproximar ainda mais o Conselho dos estudantes. “Eu parabenizo o Crea-ES por trazer o aluno para o canteiro e mostrar para eles a realidade da profissão. Isso mostra o interesse que o Conselho está tendo com os estudantes. Essa é uma ótima ação, pioneira no país e tem tudo para dar certo, com mais visitas a serem realizadas futuramente”, comentou.

O idealizador do projeto, Eng. Civil Jaime Oliveira Veiga comenta que agora a intenção é expandir a ideia para todas as outras Câmaras Especializadas do Conselho. “Iremos apresentar essa ideia aos demais coordenadores e esperamos expandir ainda mais o projeto. Estamos buscando sempre estreitar as relações com os estudantes e essa é mais uma ação que confirma isso”, ressaltou. Em relação à visita Jaime se mostrou satisfeito e disse que é necessário haver maior inserção de estagiários nas obras. Ainda durante a visita, foi debatida a necessidade dos estudantes de participarem ativamente dos projetos, plenárias e palestras promovidas pelo Conselho.

Fonte: Crea-ES