ECONOMIA CAPIXABA

Cresce o número de microempreendedores formalizados em Viana

Somente neste ano, já são cerca de 540 MEIs formalizados (ilustração).

Em 27/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A procura de microempreendedores individuais pela formalização tem crescido cada vez mais em Viana. Mesmo em meio à crise econômica que passa o país, a formalização não está sendo um mau negócio. Somente neste ano, já são cerca de 540 MEIs formalizados. A procura é reflexo do trabalho realizado pela equipe do Centro do Empreendedor de Viana que desenvolve diversas ações para garantir facilidades na hora de abrir um empreendimento. Seja com os serviços do Nossocrédito ou na Unidade Móvel do Empreendedor Legal, que, de forma itinerante, percorre as comunidades para atender os microempreendedores perto de casa, promover orientação e regularizar estes empreendimentos. O número de MEIs formalizados é crescente e mais que dobrou nos últimos anos: de 1.026 em 2012 saltou para 2.869 em 2015. 

Os benefícios

O subsecretário de Desenvolvimento Sustentável de Viana, Andre Augusto Pereira Guimarães, a procura é reflexo do trabalho realizado pela equipe e dos benefícios que a formalização gera ao microempreendedor individual. “São os programas que vão sendo implantados que incentivam o empresário a procurar seus benefícios”, disse ele. O trabalho exercido em prol do microempreendedor em Viana teve um grande avanço após o início das atividades do Centro do Empreendedor, em julho de 2014. Onde até hoje foram formalizados 1.915 empreendedores através do programa Empreendedor Legal. “O Centro do Empreendedor tem uma estrutura onde podemos atender os empreendedores realizando todos os serviços necessários”, disse o agente de crédito, Flavio dos Santos.

Viana trouxe algumas ações de incentivo para o desenvolvimento desse tipo de empresa, que são as maiores responsáveis pelo giro de capital dentro do município. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, são realizadas, de forma gratuita, capacitações e cursos como o Comércio Total e a Semana do Microempreendedor. Resultado disso é o aumento do número de empresas formalizadas no município, de 2012 a 2015 teve um crescimento de 1.843 formalizações.

Cobertura previdenciária

Com a formalização, o microempreendedor garante cobertura previdenciária, segurança jurídica, além de ter contratação com menor custo, isenção de taxas para o registro da empresa e acesso a serviços bancários de crédito. “Depois que formaliza a atividade, ele passa a ter CNPJ, o que facilita a abertura de conta no banco e emissão de notas fiscais, por exemplo.  Ele também é enquadrado no Simples Nacional e fica isento de tributos federais, como imposto de renda, PIS e Cofins”, completou Flavio.
Além do Centro do Empreendedor, existe, também, a Unidade Móvel do Empreendedor Legal que percorre os bairros de Viana oferecendo todos os serviços existentes no espaço fixo. Ela possui uma programação e é divulgada previamente nas comunidades.

Confira alguns dos serviços

- Formalização (Microempreendedor individual)
- Emissão do Certificado do MEI
- Baixa do MEI
- Emissão do cartão CNPJ do MEI
- Declaração anual do MEI
- Financiamento pelo Nossocrédito
- Financiamento pelo Bandes
- Emissão de nota fiscal

Mais informações: Centro do Empreendedor - 3343 3096

Da Secom/Viana