TEMAS GERAIS

Crianças do Forças no Esporte aprendem sobre educação ambiental em Viana.

Nesta quarta (31) as atividades continuam com a ação de plantio de mudas.

Em 31/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de 80 estudantes que integram o Projeto Força no Esporte (Profesp), que conta com o apoio do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro de Vila Velha, tiveram uma tarde diferente em Viana. Eles se aventuraram em um passeio pelas trilhas da Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que fica em Jucuruaba, com a proposta de serem multiplicadores da educação ambiental. Antes, as crianças participaram de uma palestra com os militares e a equipe da Prefeitura sobre a importância deles como protagonistas desta preservação.

Nesta quarta (31) as atividades continuam com a ação de plantio de mudas em uma propriedade rural em Piapitangui que será feita pelas crianças. Serão plantadas mil mudas entre elas nativas e frutíferas. A ação faz parte do programa ‘Reflorestar Viana’ promovido pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

O secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto, deu boas-vindas às crianças e enfatizou sobre a crise hídrica que vive o país. “Devemos preservar o nosso ambiente, e o nosso objetivo aqui é criar essa consciência ambiental para que vocês possam também ser multiplicadores deste conhecimento”, disse Ledir.

As crianças foram acompanhadas por dois militares do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, pedagogo e educadores de Educação Física que integram o projeto. Percorrendo as trilhas que há na Fazenda Experimental do Incaper, em meio às árvores centenárias que há no local, eles aprenderam sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.

Além de trabalhar atividades esportivas e psicopedagógicas, o projeto Forças no Esporte atua na autoestima das crianças, orientando para a convivência pacífica e afastando os pequenos e os adolescentes dos riscos das ruas. “A nossa visita aqui hoje é levar para as crianças a importância da preservação ambiental e mostrar que eles também possuem responsabilidades com o meio em que vivem”, disse o sargento Haussmann do 38º Batalhão de Infantaria.

O projeto conta com a participação de alunos de quatro unidades municipais de ensino fundamental de Vila Velha.  Os estudantes participam de modalidades esportivas, como Atletismo, Futebol, Handebol, Vôlei, Recreação e Lazer. O projeto atende atualmente cerca de 120 estudantes em um contexto de vulnerabilidade social, entre oito a 14 anos. As atividades são realizadas no contraturno das aulas.

O projeto é desenvolvido pelos Ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com o apoio do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro em parceria com a Prefeitura de Vila Velha desde 2009.

Reflorestar Viana

O Programa teve início em 2014 e mapeou as  nascentes do município para recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu, uma das principais fontes de abastecimento de água da Grande Vitória. A estimativa é de que existam 1.500 nascentes no município. Alunos das escolas municipais também são parceiros das ações do programa, que conta com o apoio dos pequenos para o plantio, aprendendo desde cedo a importância de preservação.  

Fonte: Secom-Viana