TEMAS GERAIS

Cristo Redentor na campanha do #dezembrolaranja.

O Cristo Redentor será iluminado pela cor laranja, nesta sexta-feira, dia 11, às 19h30.

Em 10/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Cristo Redentor será iluminado pela cor laranja, nesta sexta-feira, dia 11, às 19h30, para chamar a atenção da população para o combate e a prevenção ao câncer da pele —  o de maior incidência no Brasil e no mundo. A ação é fruto da parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que, pelo segundo ano consecutivo, vem promovendo uma série de iniciativas para conscientizar os brasileiros.

— Evitar o câncer de pele é tarefa que cabe a cada um, já que medidas simples, no trato do próprio corpo, como usar filtro solar e chapéu, são eficazes, lembra o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está muito preocupada com o aumento da incidência do câncer de pele no país:

— São 175 mil pessoas com novos casos da doença por ano, afirma Gabriel Gontijo, presidente da SBD.

Uma forma de aderir à campanha é trocar a foto do perfil no Facebook e no Twitter. É só entrar no hotsite (http://www.controleosol.com.br/divulgue-esta-campanha/) e seguir o passo a passo. É simples e fácil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitada com medidas simples de fotoproteção: usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que em 2016 haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no País serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos de câncer, e entre as mulheres, 300.870. Excluindo-se o câncer de pele não melanoma (175.760 casos previstos, que correspondem a 29% do total estimado), esses números caem, respectivamente para 214.350 e 205.9960.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com a doença. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

Fonte: FSB Comunicação