TEMAS GERAIS

CVM abre 3 processos em uma semana para investigar JBS.

As informações sobre o conteúdo das investigações não foram confirmadas pela CVM.

Em 19/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) instaurou três processos administrativos em uma semana para investigar o frigorífico JBS. As informações sobre o conteúdo das investigações não foram confirmadas pela CVM.

Os processos foram instaurados nos dias 12, 17 e 18 de maio e investigam "notícias, fatos relevantes e comunicados" da JBS, de acordo com informações disponíveis no site da CVM.

Em conversas com fontes do mercado financeiro, o G1 apurou que há registro no sistema de negociação de câmbio de uma operação atípica de compra de dólares muito próxima do fechamento do mercado da última quarta-feira (17). A operação chamou a atenção do mercado por ser um volume elevado em dia sem motivações para um movimento de compra, quando o dólar estava em trajetória de queda com a melhora das perspectivas para a economia.

Horas depois da operação, foi divulgada informação de que os executivos da JBS fecharam um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público. As delações teriam acusações contra o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves.

Fontes do mercado financeiro afirmam que a autora do pedido de compra foi a JBS. Oficialmente, no entanto, só a CVM poderá esclarecer quem foram os agentes envolvidos.

Alta do dólar no dia seguinte

Os mercados financeiros entraram em pânico na ultima quinta-feira (18). O dólar disparou e fechou em alta de 8,15%, cotado a R$ 3,389, a maior valorização diária em 18 anos.

O G1 procurou a JBS e a CVM e aguarda posicionamento.