EDUCAÇÃO

Daiane dos Santos visita alunos em Vitória/ES.

Ex-ginasta falou sobre consumo consciente da água e sobre a preservação do meio ambiente.

Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Seria mais um dia letivo comum na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias de Campos, em Bairro de Lourdes, se no lugar da professora não estivesse a ex-ginasta e única mulher brasileira campeã mundial de ginástica artística, Daiane dos Santos.

É que ela é embaixadora do “Furnas Educa”, um programa educacional itinerante com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de preservar o meio ambiente e os perigos de realizar queimadas perto de torres e linhas de transmissão de energia elétrica.

Daiane acompanhou a equipe de técnicos da empresa em visita à unidade de ensino e falou de sua experiência. A ideia é que, por meio do seu exemplo de dedicação e superação, a atleta envolva ainda mais as crianças na luta contra as queimadas e em defesa do meio ambiente. A caravana educacional contou também com a participação do Corpo de Bombeiros.

Experiência incrível

O objetivo foi alcançado, como se percebe no depoimento de Rizia Borges, aluna do 5º ano. "A experiência foi incrível, aprendi sobre energia e também a economizar água. Os bombeiros nos passaram muitas coisas, e eu posso ensinar a minha irmã mais nova. Conhecer a Daiane foi muito legal, já que eu também faço ginástica, e ela é um exemplo pra mim".

"Eu gostei muito da apresentação, e interagir com a Daiane foi muito legal. Ela é experiente, pode passar muitas coisas para a gente. Aprendemos também que não podemos mexer com energia elétrica, botar fogo no lixo, não dirigir mexendo no celular, e temos que passar tudo isso para os nossos pais", contou Ana Clara Carlhete, de 9 anos.

Recado da ginasta

Além de aprender dicas sobre consumo consciente de água e energia, a criançada pôde ainda interagir com a ex-ginasta Daiane dos Santos. Única brasileira campeã mundial - no aparelho solo -, a ginasta, que se aposentou em 2012, é até hoje um dos grandes nomes da ginástica artística internacional.

A gaúcha possui dois movimentos no solo nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.

Esbanjando simpatia e sintonia com as crianças, ela deixou seu recado para os pequenos que praticam a modalidade, especialmente para os alunos do Centro de Ginástica e Lutas na Vila Rubim. "Eu já competi aqui e volto a Vitória com um olhar diferente para as escolas. Foi muito bom estar aqui, com o Furnas Educa, e poder retribuir esse carinho das crianças. Para quem pratica a ginástica artística, continue treinando e se empenhando. Quero voltar aqui e ver todas as coisas lindas que eles têm feito", finalizou.

Visitas

Durante a semana, o Furnas Educa e Daiane dos Santos estiveram na Emef Juscelino Kubitschek, em Maria Ortiz, Emef Marieta Escobar, em Santa Martha, e Emef Custódia Dias de Campos, em Bairro de Lourdes. Daiane dos Santos deixa o Espírito Santo nesta quarta-feira (13), mas as visitas continuam. Nestas quinta (14) e sexta-feiras(15), quem recebe o Furnas Educa são as Emefs Mauro Braga, em Santa Tereza, e Lenir Borlote e Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro I.

Fonte: SECOM-PMV