TEMAS GERAIS

David Bowie fez "viagem secreta" a Londres para se despedir, diz jornal

Segundo "Daily Mail", ele mostrou pontos turísticos à família em 2014.

Em 13/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O músico inglês David Bowie, que morreu no último domingo (10) aos 69 anos em decorrência de câncer, fez uma última viagem secreta a Londres, sua cidade natal, em 2014 para se despedir, informa nesta quarta-feira (13) o "Daily Mail". De acordo com o jornal britânico, ele apresentou pontos turísticos à sua esposa, Iman, e à filha única do casal, Alexandria, de 15 anos.

O cantor e compositor morava em Nova York desde 1993 e levava uma vida reclusa, principalmente após passar por uma cirurgia cardíaca em 2004 e abandonar os palcos, dois anos mais tarde.

No comunicado oficial sobre a morte de Bowie, a família informou ele lutava contra um câncer havia 18 meses. Ainda segundo o "Daily Mail", foi depois de tomar conhecimento da doença que ele decidiu ir a Londres. 

A reportagem informa que o cantor superou seu medo de avião para dizer "adeus" à capital inglesa e mostrar à família a casa onde nasceu, no bairro de Brixton, e locais como a Torre de Londres.

No mesmo em que ocorreu a viagem sigilosa, Iman, viúva de Bowie, chegou a dar uma entrevista na qual dava detalhes do passeio, mas sem citar o diagonóstico de câncer.

Nesta segunda-feira (11), falando à rádio holandesa NPO Radio 4, o diretor de teatro belga Ivo van Hove, que trabalhou com David Bowie recentemente no musical "Lazarus", afirmou que o amigo tinha câncer de fígado. O comunicado oficial da família, no entanto, não especificava o órgão comprometido pela doença.

Carreira
David Robert Jones nasceu no bairro londrino de Brixton e começou a tocar saxofone aos 13 anos. Abandonou a escola na adolescência e saltou à fama em 1969 com "Space Oddity", uma mítica balada sobre a história de Major Tom, um astronauta que se perde no espaço.

Em 1972, lançou "The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars". Esse venerado disco, no qual relata a inverossímil história do personagem Ziggy Stardust, um extraterrestre bissexual e andrógino que virou estrela do rock, mostrou duas das obsessões do cantor: o teatro japonês kabuki e a ficção científica.

Entre seus maiores sucessos estão "Let's Dance", "Space Oddity", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel, Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".

Fonte:G1