ESPORTE INTERNACIONAL

De 14º, Hamilton se aproveita de chuva e vence na Alemanha

Nas últimas voltas, Hamilton abriu do resto e rumou para a vitória em Hockenheim.

Em 22/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O GP da Alemanha deste domingo (22) em Hockenheim foi recheado de drama. A corrida se iniciou parecendo que seria um passeio tranquilo para o piloto da casa, Sebastian Vettel, que saiu da pole e remava livre para a sua segunda vitória da carreira em casa.

No entanto, tudo mudou a 15 voltas do fim. Com uma chuva intermitente que aos poucos deixou a pista escorregadia, o alemão acabou errando, saindo da pista no estádio e abandonando a prova.

Isso trouxe o Safety Car à corrida, e deu a Lewis Hamilton - que saiu em 14º e se utilizou de uma tática diferente após ter tido problemas na classificação de sábado – o primeiro lugar após o britânico decidir na última hora não ir para os pits trocar seus pneus. O piloto chegou a entrar no pit lane, mas acabou saindo pela grama para continuar na pista.

E no fim, mesmo com um ataque de Valtteri Bottas após o Safety Car, Hamilton segurou seu primeiro lugar e venceu sua quarta corrida no ano – sua 66ª vitória na carreira. Agora Hamilton lidera o mundial com 17 pontos de vantagem para Sebastian. O piloto do carro 77 fechou a dobradinha para a equipe alemã, com Kimi Raikkonen logo atrás.

O melhor do resto foi Nico Hulkenberg, que chegou em quinto lugar, à frente de Romain Grosjean, e das Force Indias de Sergio Perez e Esteban Ocon.

A zona de pontos foi fechada por Marcus Ericsson e Brendon Hartley.

Saindo de 19º, Daniel Ricciardo havia se recuperado até o sexto lugar até a volta 29, quando acabou ficando sem potência e abandonou a corrida.

A corrida

Na largada, as cinco primeiras posições permaneceram inalteradas. Vettel pulou na frente enquanto Kimi foi pressionado por Max Verstappen nas primeiras curvas. Hulkenberg ganhou a posição de Grosjean. Hamilton recuperou apenas uma posição na primeira volta.

O top-10 era Vettel, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Magnussen, Hulkenberg, Grosjean, Perez, Sainz e Leclerc.

Hamilton foi subindo aos poucos, passando por Ocon, Alonso, Leclerc, Sainz, Grosjean e Perez antes da volta dez. Ele assumiu a sexta posição na volta 11. Três voltas mais tarde ele foi para quinto, passando Magnussen.

Kimi Raikkonen foi o primeiro a ir para os pits, parando na volta 15. Ele voltou exatamente à frente de Hamilton, indo dos pneus ultramacios para os macios.

Nas voltas seguintes, os pilotos das equipes médias passaram a ir aos pits, o que fez RIcciardo, que saiu de 19º, ir para sexto.

Vettel entrou nos pits na volta 26 e saiu em quarto, atrás de Kimi e à frente de Hamilton. Bottas entrou duas voltas depois, enquanto Daniel Ricciardo deixava a prova após sofrer problemas mecânicos.

Na volta 34, Vettel, em segundo atrás de Kimi, reclamou pedindo ordem de equipe para que o finlandês saísse da sua frente. O alemão era claramente mais rápido, mas não conseguia passar o finlandês.

Cinco voltas depois, Kimi recebeu uma ordem expressa dos boxes para deixar Sebastian passar.

Hamilton fez sua única parada na volta 43. A chuva, prevista desde o início da corrida, chegou mas com pouca intensidade. Mesmo assim, Verstappen, Leclerc, Gasly e Alonso colocaram pneus de intermediários, o que se mostrou a decisão errada.

Só que a chuva passou a aumentar, o que fez Sebastian Vettel errar no estádio a 15 voltas do fim e bater, trazendo o Safety Car à pista. Com Bottas indo para o box e Hamilton ficando na pista.

Na relargada, o top-5 era Hamilton, Bottas, Raikkonen, Verstappen e Hulkenberg.

Nas últimas voltas, Hamilton abriu do resto e rumou para a vitória em Hockenheim.

A próxima etapa ocorre na semana que vem, na Hungria.

Foto: MotorSport/Divulgação