TEMAS GERAIS

Defesa Civil cava poços em lavouras de Cachoeiro, no ES

Ação está sendo feita para amenizar situação da seca dos rios.

Em 05/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A estiagem de chuvas no estado causou prejuízos na agricultura. Em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, para amenizar a falta de água, a Defesa Civil começou a cavar poços e reservatórios nas lavouras. As máquinas que fazem o trabalho são da prefeitura. A alta demanda de pedidos já criou uma lista com os produtores que necessitam e querem o serviço.

Arnaldo Pedroni foi um dos beneficiados. Na propriedade dele, ao cavar a terra, água começou a surgir do chão. Feliz, o produtor ressaltou a importância do recurso. "A água é uma riqueza, tanto faz para nós, para os bois, e para todo mundo", ressalta o produtor. 

Mas mesmo que não se encontre água com as cavações, a ação vale a pena. Antônio Rizzo, coordenador da Defesa Civil do município explica: "Se a gente, fazendo o atendimento, não encontrar água, retornam novamente os caminhões pipas para levar água para esse poço seco". Ou seja, os poços tornam-se reservatórios. 

Dez comunidades da região estão no cronograma da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para serem contempladas com o serviço. Produtores que tenham máquinas, podem fazer os reservatórios por conta própria. Mas antes disso, devem comunicar à Defesa Civil, que seja feita uma vistoria no local com técnicos do órgão.

Fonte: G1-Espírito Santo