CIDADE

Defesa Civil de Vila Velha faz ação contra alagamentos

O trecho de Cobilândia onde foi realizada a atividade têm um histórico de alagamentos.

Em 28/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima - Secom/PMVV

Se antecipando ao período de chuvas mais intensas na cidade, técnicos da Defesa Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e do Núcleo Comunitário de Defesa Civil, realizaram na manhã deste sábado (26) uma ação preventiva em Cobilândia.

O grupo, com mais de 50 integrantes — entre militares, técnicos e representantes da comunidade — além de sinalizar um trecho do Canal de Cobilândia, distribuiu mais de 800 folhetos com orientações e cuidados a serem adotados em casos de alagamento no local.

O trecho de Cobilândia onde foi realizada a atividade têm um histórico de alagamentos. “A ação que nós estamos realizando é preventiva. Por um lado, com abordagens e entrega de folhetos com os cuidados mínimos e básicos que todos devem ter na hora das chuvas. Por outro, com a sinalização do canal, delimitando o que é canal e o que é rua em função de pessoas e carros já terem caído aqui por não distinguirem a rua do Canal de Cobilândia, explicou o assessor especial da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, cel. Marcelo D’Isep.

O major Claudiomar Ramos Rasseli, da Regional da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar também reforçou a importância da ação. “A gente está atuando na preparação e na prevenção por conta do início do período da chuva”, contou. E acrescentou: “É por isso que a gente precisa desenvolver essa atividade, principalmente para alertar a população sobre os cuidados caso a região sofra alagamentos”, explicou.

“Essa ação contribui em muito para conscientizarmos os moradores sobre qual atitude que devem tomar e o que podem fazer na prevenção para que não venha ocorrer uma situação mais grave”, opinou o voluntário Altair Gonçalves, que integra o Núcleo Comunitário de Defesa Civil do bairro e também fez parte das atividades.
Os moradores elogiaram a ação:

“Todo o trabalho preventivo tem a sua importância. Com ele, a gente consegue pelo menos preservar a vida”, opinou o empresário Alexandre Ramos, 38 anos. A mesma opinião é compartilhada pelo casal de aposentados Jonas Dalvi, 79 anos, e Rosália Rubim Dalvi, 64 anos. Além disso, sugeriram que o canal seja fechado e transformado em uma galeria. “Mesmo assim é um bairro maravilho”, enfatizou dona Rosália, que mora no local há mais de 50 anos.