CIDADE

Defesa Civil e bombeiros atuam em prédio que desabou em Itapuã

As buscas contam com equipes especializadas e cães que atuaram em Mariana.

Em 25/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Luiz Brumana - Semcom/PMVV

Um prédio em Itapuã, Vila Velha, desabou na manhã de quinta-feira (24). Desde o início, a equipe da Defesa Civil da Prefeitura se dirigiu ao local para averiguar o ocorrido e auxiliar a atuação do Corpo de Bombeiros. As buscas contaram com equipes especializadas e cães que atuaram em Mariana e Brumadinho e não foi encontrada nenhuma vítima no local.

O prédio, situado na rua Milton Caldeira, contava com cinco pavimentos (contabilizando o térreo) e estava abandonado. Porém, segundo vizinhos, o local era utilizado por pessoas em situação de rua, o que motivou as buscas após o desabamento.

Participaram da ação cerca de 20 membros do Corpo de Bombeiros e 18 funcionários da Prefeitura, entre Limpeza, Transporte e Defesa Civil. Duas retroescavadeiras, uma escavadeira hidráulica, três caminhões e uma pá carregadeira foram disponibilizados pela gestão municipal para remoção dos escombros para que ocorresse a varredura do local.

Cães que atuaram nas tragédias de Mariana e de Brumadinho, ambas em Minas Gerais, também auxiliam nas buscas. Os animais circularam todo o terreno e se concentraram por uma área, onde as ações de retirada de material foram iniciadas, sendo interrompidas por vezes para novas passagens de uma das cadelas. Um dos cães, Hund, foi deslocado de Colatina a fim de confirmar existência de vítima. 

O trabalho de remoção de escombros teve início pela manhã desta sábado (25) e seguiu durante todo o dia, entrando noite adentro. Segundo a equipe de Engenharia da Defesa Civil, o desabamento não ofereceu risco a nenhuma casa do entorno. Porém, os moradores deixaram os prédios próximos como medida da prevenção durante a remoção dos escombros.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade informou que o imóvel não respeitava as legislações edilícias municipais e recebeu ações fiscais dada a sua irregularidade. Além disso, existem ações de interdição por parte da Defesa Civil.

A Prefeitura procederá com verificação de processos de demolição iniciados quanto à edificação, tanto em âmbito do Executivo quanto do Judiciário.