TEMAS GERAIS

Demanda por lentes de contato descartáveis disparam no Brasil

Produto dispensa rotina de cuidados e evita doenças oculares.

Em 02/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Universo Moda - Reprodução

Seja por razões estéticas ou para facilitar atividades no dia a dia, a praticidade é prioridade dos usuários de lentes de contato. Entre os vários tipos, as mais modernas são as de descarte diário, que tiveram um boom na Europa e já ganham o mercado brasileiro. Os menores riscos à saúde e a necessidade de poucos cuidados são facilidades que levaram ao aumento da participação desses itens no segmento, de 9% para quase 13% em 2018.



“A versão de descarte diário dispensa precauções que normalmente são exigidas das outras, como a necessidade de assepsia, simplificando ainda mais a vida de quem tem problemas de visão”, diz Lucas Fernandes, fundador de uma empresa que comercializa lentes descartáveis.

Entre os países europeus, esse tipo de lente foi o que mostrou maior taxa de crescimento anual (CAGR) de 2018, segundo o Market Watch. No Brasil, o cenário começa a mudar: “Os consumidores passaram a perceber as vantagens à rotina que esse tipo proporciona, apesar do custo um pouco mais elevado”, afirma Fernandes. Uma caixa de 30 itens de descarte diário, que dura um mês, custa em média R$ 120, enquanto a da versão mensal, que tem o mesmo custo médio, dura 6 meses.

Mesmo com a diferença no bolso, o ganho real está na saúde ocular, já que a troca diária de lentes evita o acúmulo de proteínas, um fenômeno que pode ocorrer nas de uso contínuo e causa infecções, se não for bem administrado. Fora a economia de tempo com o ritual de higienização delas, que é dispensado da rotina. “Também não há gastos com estojos e soluções multiúso que servem para limpeza e conservação”, cita o fundador da empresa. Os benefícios são ainda maiores aos consumidores mais displicentes, que esquecem com frequência dos cuidados e estão mais expostos à contaminação por bactérias e fungos.

Hoje, o público que mais adere às lentes de descarte diário são os que fazem uso esporádico e os que praticam esportes. “É ideal para quem deseja variar o visual ocasionalmente para sair com os amigos ou para quem vai à academia, pratica futebol ou natação, por exemplo. Nos dois casos, ao terminar a atividade, é só jogar fora e pronto”, declara o fundador da loja virtual.

Para Fernandes, a tendência é que outros tipos de consumidores também percebam que vale a pena fazer um investimento um pouco maior para estar mais protegido de problemas nos olhos e ainda ganhar tempo. - Press Works

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL