TEMAS GERAIS

Democrata Bill de Blasio é reeleito em NY, aponta resultado parcial

Democratas também derrotaram Trump na Virgínia e Nova Jersey.

Em 08/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O democrata Bill de Blasio foi reeleito prefeito de Nova York na noite desta terça-feira (7). Considerado como um representante do ala progressista do Partido Democrata, ele continuará no comando da maior cidade dos Estados Unidos por mais quatro anos.

Bill de Blasio teve uma clara vitória sobre seu rival mais importante, a republicana Nicole Mallotakis.

Com 99% das assembleias eleitorais apuradas, De Blasio obteve 66,5% dos votos, enquanto Nicole ficou com 27,8%. O restante dos votos ficou dividido entre outros cinco candidatos.

Bill de Blasio, de 56 anos, era um claro favorito nas eleições locais, de acordo com pesquisas prévias, que lhe davam um apoio semelhante ao que estão confirmando os resultados parciais da apuração.

A vitória permite que De Blasio se torne no primeiro democrata a ser reeleito para a prefeitura de Nova York desde o início da década de 1980.

Vitória democrata na Virgínia e em Nova Jersey

O democrata Ralph Northam venceu nesta terça as eleições para governador no estado da Virgínia, derrotando o republicano Ed Gillespie, abertamente apoiado pelo presidente Donald Trump, segundo projeções das TVs locais.

De acordo com as projeções, Northam obteve 52% dos votos, contra 47% para Gillespie, em uma eleição na qual o candidato republicano fez campanha seguindo o modelo de Trump nas presidenciais.

Gillespie centrou sua campanha no combate à criminalidade e aos imigrantes ilegais, tal como fez Trump em seu caminho para a Casa Branca.

A ex-candidata presidencial Hillary Clinton e o ex-presidente Barack Obama se envolveram abertamente na campanha de Northam, fazendo da eleição uma batalha entre democratas e republicanos.

O governador em final de mandato da Virgínia, o democrata Terry McAuliffe, declarou que "o medo, a divisão e o ódio não funcionaram".

Em Nova Jersey, os democratas também tiveram sucesso, com Phil Murphy batendo com facilidade o atual governador, o republicano Chris Christie, outro aliado de Trump.

Christie, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2016, abandonou a disputa logo no início e chegou a atuar como conselheiro de Trump na reta final da campanha, sendo apontado como um possível membro do gabinete.

(Foto: Brendan Mcdermid / Reuters)