TEMAS GERAIS

Desemprego entre jovens passa a marca de 28,7%.

É longa a jornada de jovens em busca de emprego.

Em 22/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A taxa de desemprego no Brasil é de 13,6%. Entre os jovens, esse número é de 28,7%. Um em cada quatro está desempregado no Brasil. Entre aqueles que têm entre 14 e 24 anos, o índice das taxas trimestrais subiu de 20%, em 2015, para 27,2%, em 2016.

Entre os jovens de baixa renda, as chances ao concorrer a uma vaga são piores. “Quando você pega um jovem de baixa renda, um jovem da escola pública, automaticamente ele não tem capacitação, então ele perde espaço para um jovem que vem da escola privada”, diz Rodrigo Dib, diretor executivo do Instituto ProA, que prepara jovens para dar os primeiros passos no mercado de trabalho, dando cursos, palestras e fazendo simulações de entrevistas de emprego.

Segundo Patrícia Borges, de 18 anos, que mora em Diadema, na Grande São Paulo, o que faz falta é ter um curso de inglês. Ela está desempregada desde agosto do ano passado. "A escada (da casa dela) está quebrando, eu não vou poder ajudar, a geladeira semana passada queimou e eu me sinto muito mal de não poder ajudar, de não dar nem R$ 50 para ajudar em uma conta. Então é algo que está me afetando”.

13 mil disputam 12 vagas de trainee

Neste cenário, uma vaga de trainee em uma multinacional do setor químico teve 13 mil inscritos para apenas 12 vagas. Pudera, o salário inicial é de R$ 6500. O processo seletivo durou dois meses.

Um dos pré-requisitos, inclusive, é ter inglês em nível avançado. “A gente faz algumas triagens de acordo com o que é critério para a empresa. Por exemplo, inglês tem de ser a partir de avançado. Ele precisa saber bem de pacote Office, que é algo que usa muito no dia a dia”, diz Marcela Painelli, que trabalha na área de recursos humanos da empresa.

Dos 13 mil jovens que se inscreveram, apenas 5122 atenderam a esses primeiros critérios. Mais da metade já fica de fora. Patrícia seria uma delas se tivesse se inscrevido.

Bicos e sustento da casa

Marleyse Morais, 25 anos, é moradora da Vila Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. Ela não tem nenhum trabalho registrado em carteira, mas batalha em três atividades diferentes. Ela é responsável pelo sustento da casa e da mãe.

Imagem: TV Globo