TEMAS GERAIS

Desfile das Escolas de Samba terá reforço das tropas federais no ES

Estratégia será discutida entre governo e comando das forças.

Em 15/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O governo do Espírito Santo garantiu que o carnaval de Vitória não será cancelado e terá o reforço das forças federais para garantir a segurança durante os desfiles das escolas de samba. A estratégia será discutida entre governo do estado e comando das forças.

Contratos, vendas de ingressos, camarotes e fantasias e um ano de trabalho de 13 agremiações e comunidades para construir os desfiles não serão desperdiçados, conforme garantiu o secretário de Segurança Pública (Sesp), André Garcia nesta terça-feira (14).

Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que haverá destacamento da Força Nacional para o evento. “Nós vamos tratar disso com o comandante da Força Nacional. A princípio não haverá o cancelamento. O planejamento está sendo feito”, disse o secretário.

A Sesp não adiantou qual será o esquema montado no entorno do Sambão do Povo, nem divulgou se haverá blitze da Lei Seca no local. Garcia também não detalhou como será a atuação das tropas da Força Nacional na região onde acontece o evento, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

Estratégia
Apesar das conversas com o comando da Força Nacional, Garcia deixou claro que a estratégia está nas mãos do Ministério da Justiça e do comandante da força-tarefa, general Adilson Carlos Katibe.

Questionado, o comando da Força Nacional disse que conversará nesta quarta-feira (15) com o governo sobre a questão da segurança no carnaval. Já sobre o patrulhamento que tem realizado, não revelou os bairros nem os horários para onde é destinado o efetivo de 3.100 homens enviados ao estado pelo governo federal.

Ensaio
Na noite de segunda-feira (13), quando a realização do ensaio técnico lotou as arquibancadas do Sambão do Povo, não houve nenhum sinal de reforço no policiamento do lado de fora.

Lá dentro, a segurança foi garantida por um contrato particular firmado pela Liga Espirito-Santense de Escolas de Samba (Lieses). O evento ocorreu sem incidentes.

g1/Espirito Santo