TEMAS GERAIS

Detran faz força-tarefa para regularizar transporte de rochas

Um posto do Detran-ES foi instalado em Cachoeiro de Itapemirim.

Em 04/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma força-tarefa para regularizar carretas e caminhões no transporte de rochas acontece nesta quarta-feira (4), na região Sul do Espírito Santo. Por isso, um posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) foi instalado em Cachoeiro de Itapemirim, para fazer as modificações necessárias no veículo.

“Esses carros precisam sofrer uma alteração, para fixar o cavalete e não ter risco de cair do caminhão. Isso é feito numa oficina mecânica, mas precisa ser inspecionado por alguma entidade autorizada pelo Inmetro e lá em Cachoeiro tem duas. Então, precisa fazer a modificação do carro, a inspeção, levar a documentação e, então, é feita a alteração do documento, com autorização para ele transportar rocha”, explicou o presidente do Sindirochas-ES, Tales Machado.

Ele destacou que, após os acidentes na BR-101, aumentou a fiscalização e os transportadores pediram apoio ao Sindirochas.

“Eles nos pediram apoio para ajudar a regulamentar o transporte. A gente procurou o Detran e ele se prontificou a colocar um posto avançado lá em Cachoeiro, dentro do Sindirochas, para agilizar esse processo e não precisar ir para as filas”, disse Machado.

A Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (ANGIS) vai fazer os encaminhamentos dos proprietários dos veículos para as Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), capacitadas para execução das inspeções técnicas feitas nos veículos.

Se realizados todos os procedimentos, em 24 horas vai ser possível que o proprietário obtenha toda a documentação do veículo.

Ainda no local, o Sest/Senat vai orientar os condutores sobre cursos necessários para realizar o transporte de cargas.

Serviço

Força-tarefa para agilizar a regularização do transporte de rochas ornamentais

Local: Avenida Frederico Augusto Coser, 120 - Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim – ES

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)