TEMAS GERAIS

Devotos de São José fazem terço de 120 kg para festa em Salesópolis.

Trabalho durou sete meses; 30 pessoas são necessárias para carregar peça.

Em 19/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Este domingo é o ultimo da festa em louvor a São José, em Salesópolis, quando se comemora o dia do padroeiro. Além da programação de missas e quermesse, os fiéis poderão ver de perto um terço de 13 metros confeccionado em madeira. O objeto de devoção em tamanho gigante, que pesa 120 quilos, será levado na procissão.

A ideia da confecção do terço veio dos amigos Francisco das Graças e Hamilton Monteiro. Apesar de nenhum deles trabalhar diretamente com marcenaria, eles se inspiraram ao visitar uma festa religiosa no interior de São Paulo, onde viram um terço grande.

Pesando mais de 120 quilos, diferentemente dos terços feitos com contas pequenas de madeiras ou de plástico, os dedos de quem for rezar não conseguem deslizar pelas contas - que são do tamanho da cabeça de um adulto. Para carregá-lo, é preciso cerca de 30 pessoas. “Nós começamos a trabalhar em julho do ano passado. Só para fazer o Cristo foram 60 horas de trabalho esculpindo na madeira”, conta Hamilton, que trabalha como supervor de manutenção.

A dupla contou com a ajuda de outros membros da igreja, principalmente, do grupo do Terço dos Homens – um movimento que tem crescido na Igreja Católica, onde os homens se reúnem e rezam juntos o terço.

Hamilton conta ainda que resolveu ajudar o amigo na confeccção do terço depois de ser atendido por uma graça, que ele acredita ter sido um milagre de São José. "Eu tive um problema de coluna e precisei fazer uma cirurgia. Mas a cirurgia teve uma complicação porque eu tive problema na hora da anestesia. Rezando o terço, eu me recuperei e foi então que eu comecei a frequentar o Terço dos Homens."

Francisco, que é festeiro da Festa de São José, é pedreiro, mas se arrisca na marcenaria apenas em casa e foi dele o projeto para a confecção do terço. “Eu gosto de mexer com madeira desde pequeno. Eu faço armário e gabinete em casa. Até que foi rápido de fazer, viu? A gente fez surpresa e ninguém tinha visto antes de ficar pronto”, conta.

Os 120 quilos de madeira vieram de uma árvore que caiu após uma tempestade. O proprietário do terreno, sabendo da intenção de Francisco e Hamilton, resolveu, então, doar a tora para que eles esculpissem o terço. “Deu trabalho. Não vou dizer que é sofrido, mas é gratificante. Trabalhar para Deus é muito gratificante”, afirma Francisco.

Durante os dias de festa, o terço ficou exposto no império de São José. Agora, neste domingo (19), ele sairá na procissão que deve percorrer as ruas do centro no encerramento da festa.

Depois da festa, a intenção dos amigos é levar o terço para o Santuário de Aparecida e também confeccionar mais um terço gigante para as mulheres.

Programação
No dia de São José, 19 de março, serão duas missas. Na primeira celebração do dia, às 10h, o padre Vicente Paulo vai abençoar as gestantes. Às 17h os fiéis saem em procissão pelas ruas do Centro e a missa deve acontecer em seguida. O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini será o celebrante e vai abençoar todos os devotos de São José. Neste dia, os membros do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus estarão presentes.

Durante todos os dias de festa haverá quermesse com barracas de doces, salgados e quermesse. A Igreja Matriz de São José fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Salesópolis.

(Foto: Márcio Rosa)