EDUCAÇÃO

Dez mil estudantes voltaram às aulas nesta segunda (14), diz Sedu.

Escola onde eles estudam foram desocupadas no sábado (12).

Em 14/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de 10 mil estudantes da rede estadual cujas escolas estavam ocupadas em protestos contra a PEC 55 (antiga PEC 241), voltaram às aulas nesta segunda-feira (14), segundo a Secretaria Estadual de Educação (Sedu).  A previsão é que mais 2 mil estudantes também retomem as atividades letivas na próxima quarta-feira (16).

As ocupações no Espírito Santo começaram no dia 21 de outubro. Uma decisão judicial proibiu que estudantes permaneçam nas escolas fora do horário das aulas nas escolas de Vitória, nesta sexta-feira (11).

De acordo com a Sedu, 41 escolas da rede estadual foram totalmente desocupadas, 18 retomaram as atividades letivas e permanecem com manifestações dentro da unidade e 10 estão com manifestações e em processo de retomada das aulas.

Os estudantes das escolas Ana Lopes Balestrero, de Cariacica, e Maria Olinda de Oliveira Menezes, da Serra, encerraram as manifestações na manhã desta segunda-feira (14).

Aulas aos sábados
A Sedu divulgou, nesta sexta-feira (11), o calendário de reposição de aulas para escolas que já foram desocupadas. A informação foi publicada no Diário Oficial.

As escolas têm autorização para repor as aulas nos sábados. Cada unidade precisa criar um calendário que passará pela aprovação da Superintendência Regional de Educação.

Para as unidades que precisam repor até seis dias de aula, a Sedu autorizou a utilização de todos os sábados até o dia 10 de dezembro. Nesses casos, o dia 16 de dezembro será considerado dia letivo e 17 de dezembro passa a ser a data do conselho de classe final.

Segundo o secretário da educação Haroldo Rocha, com esse calendário, 39 mil alunos vão ter a situação escolar regularizada.

Para as escolas que precisam repor mais de seis dias, o encerramento do período letivo será no dia 22 de dezembro. O conselho de classe final e divulgação dos resultados será no dia 29 de dezembro. Em 2016, as férias escolares ficam reduzidas do dia 30 ao dia 31 de dezembro. Serão 10 mil alunos afetados.

Fonte: g1-ES