TEMAS GERAIS

Dia da Mulher: caminhada e campanha contra o Zika na orla de Camburi

O tom de rosa coloriu logo cedo a orla de Camburi em Vitora/ES.

Em 08/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O tom de rosa coloriu logo cedo a orla de Camburi. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Unidade de Saúde de Jardim da Penha promoveu uma aula de alongamento no posto do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) e uma caminhada até próximo ao píer de Iemanjá.

Cerca de 100 moradoras da região participaram do evento, a maioria vestindo camisas e usando balões cor-de-rosa. A atividade faz parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em homenagem à data.

A caminhada ainda fez alusão à campanha contra o Zika vírus. Nos sinais de trânsito, elas fizeram abordagens educativas aos motoristas. Elas esticavam as faixas e eram acolhidas com buzinadas e assovios acolhedores de motoristas de ônibus, carros e caminhões e das pessoas que passeavam no calçadão, alegrando ainda mais a atividade.

"É preciso alertar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, principal vetor de doenças como dengue, Zika vírus e chikungunya. Todo mundo tem de se preocupar e as mulheres, nesse momento, principalmente as gestantes, se afligem com a ligação do Zika vírus com casos de malformação neurológica nos bebês", observou a gerente da US de Jardim da Penha, Karlla Vieira.

Dinâmica

No retorno ao módulo do SOE, uma dinâmica homenageou a mulher em suas diversas fases de vida: da criança e adolescente até a fase adulta, ao som de músicas como “Uni, duni, tê” (Trem da Alegria), “Biquíni de bolinha amarelinha” (Celly Campello) e, por último, “Mulher (sexo frágil)”, de Erasmo Carlos.

"As mulheres estão mais conscientes da importância de se cuidar. São elas que mais procuram atendimento médico. Hoje, Jardim da Penha possui 34 mil moradores cadastrados para atendimento na unidade, mas são as mulheres as que mais se cuidam preventivamente e buscam os serviços de saúde", conclui Karlla.

Outras ações

Durante todo o mês de março, as unidades de saúde de Vitória desenvolverão ações específicas em homenagem à mulher, entre elas, abertura de atendimentos no próximo sábado (12), em Ilha das Caieiras, Andorinhas e Ilha do Príncipe, com marcação de consultas, oferta de exames, palestras educativas, oficina de autoestima e até forró. Confira a programação completa.

Fonte:PMV