TEMAS GERAIS

Dia vira noite em 15 minutos durante tempestade na fronteira em MS.

Ventos já provocaram danos no município e temperaturas despencaram.

Em 08/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Vídeos feitos no início da manhã desta terça-feira (8) em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande, mostram o dia virar noite durante intervalo de 15 minutos. Segundo informações da TV Morena, chove na região desde as 5h (de MS) e os ventos já provocaram alguns transtornos no município.

As imagens foram registradas por volta das 6h (de MS) durante uma tempestade. No vídeo, é possivel ver o céu pouco depois do nascer do dia. Na sequência, as imagens mostram o tempo fechado após nuvens carregadas encobrirem a cidade.

As temperaturas caíram na região e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  a máxima deve ser de 24º C nesta terça-feira, em Ponta Porã. Os termômetros marcaram cedinho 16ºC e no meio da manhã já apontavam 13ºC. O tempo deve ficar chuvoso durante todo o dia e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

O sol só volta a aparecer na na cidade nesta quarta-feira (8), quando as temperaturas ficarão entre 15ºC e 28ºC, conforme apontou a previsão do Inmet. Em outras cidades da região sul do estado, pode chover a qualquer momento.

Campo Grande
Já em Campo Grande, pancadas de chuvas com trovoadas devem ocorrer durante todo o dia. A temperatura máxima prevista é de 30ºC e para quarta-feira (9), o tempo continua chuvoso e as temperaturas devem cair: mínima de 18ºC e máxima de 22ºC.

Estado
Para as outras áreas de Mato Grosso do Sul, a previsão é de pancadas de chuva intercaladas com aberturas de sol. Existe, inclusive, possibilidade de queda de granizo no estado.

Granizo
Em Iguatemi, foi decretado estado de emergência depois que uma chuva de granizo atingiu a cidade na tarde dessa segunda-feira (8). Outros quatro municípios também foram atingidos.

Segundo os meteorologistas, foram seis milímetros de chuva na cidade, sendo suficientes para provocar danos. O prefeito, José Roberto Felipe Arcoverde (PSDB), informou que as pedras danificaram placas solares e telhados de várias residências. 

Como medida provisória, a Secretaria de Obras do município distribuiu lonas para moradores que tiveram casas danificadas.

Instabilidade
O sistema de baixa pressão que atua sobre o estado provoca instabilidades após ter se intensificado e espalhado nuvens carregadas.

Fonte: G1