TEMAS GERAIS

Dicas e orientações ao longo de ferroviária ao longo da ferrovia Vitória a Minas

Até o dia 23 de dezembro, a Vale vai realizar uma série de interações ...

Em 19/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Até o dia 23 de dezembro, a Vale vai realizar uma série de interações ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) como forma de alertar motoristas e pedestres sobre a importância de se ter atitudes seguras nas proximidades da linha férrea. A iniciativa, que envolve o repasse de orientações sobre segurança ferroviária, faz parte do calendário de ações que a empresa realiza ao longo do ano relacionadas ao tema. A expectativa é que a ação atinja cerca de 10 mil pessoas.

As atividades, que tiveram início nesta semana, envolvem a distribuição de panfletos com dicas de segurança ferroviária nas passagens em nível (PNs) - local onde há o cruzamento da linha férrea com as vias tradicionais - e diálogos de segurança nas comunidades vizinhas à ferrovia e no Trem de Passageiros, além da veiculação de vinhetas eletrônicas sobre o tema nas televisões existentes no trem.

Ainda como parte da ação, também foram instalados minidoors em todas as cancelas existentes nas passagens em nível da EFVM com orientações sobre atitudes seguras que devem ser seguidas por quem passa próximo à linha férrea. Quem estiver viajando nos Trem de Passageiros também receberá sobre segurança ferroviária a partir de vinhetas eletrônicas que serão veiculadas nas televisões disponibilizadas na composição.

Dicas de segurança ferroviária

- Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados;

- Antes de atravessar a linha férrea, pare, olhe e escute;

- Não ande ou brinque sobre os trilhos;

- Não estacione seu carro próximo ou sobre a linha férrea;

- Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal de que o trem vai passar;

- Não pule nos engates dos vagões;

- Evite andar a pé ou de bicicleta próximo à ferrovia;

- Não pegue carona nos vagões

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.

Fonte:Assessoria de Comunicação VALE