CIDADE

Disposição de sobra nos Jogos dos Idosos e Pessoas com Deficiência

Os idosos correram, nadaram e jogaram vôlei, dominó e dama.

Em 24/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Flávio Almeida

"Todo mundo pode e deve praticar esportes". Foi com essa declaração que o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, abriu os Jogos Municipais dos Idosos e os Jogos das Pessoas com Deficiência, que aconteceram simultaneamente neste sábado (24), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. Cerca de 250 atletas participaram das competições.

Os idosos correram, nadaram e jogaram vôlei, dominó e dama, numa disputa sadia e para lá de animada.

Moradora do município de Serra, Nalde Leite Rocha, de 63 anos, era só alegria na disputa do vôlei adaptado. "Faço vôlei há quatro anos em Jacaraípe e Barcelona. O esporte proporciona saúde e disposição. É uma oportunidade de sair de casa e formar novos amigos. Os Jogos dos Idosos são muito importantes por promover interação e uma atividade sadia", afirmou a atleta.

Já as pessoas com deficiência competiram nas modalidades atletismo e natação. Disputando lançamento de dardo, Mattielo Pereira Lopes, que tem atrofia cerebral, destacou a superação para praticar esporte. "É muita força de vontade. Estou gostando bastante dessa competição e encontrando muitos amigos".   

Vida intensa

Atletas de sete municípios participaram das competições. "Foi uma decisão que tomei logo no meu primeiro ano de governo, pois aqui não existiam os Jogos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência. É muito importante que a terceira idade e as pessoas com deficiência tenham uma vida intensa e com atividades esportivas e culturais, além de alegria", destacou o prefeito Luciano Rezende.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Waguinho Ito, também ponderou a importância das competições. "É um projeto de inclusão social, em que as pessoas se integram, trocam experiências e se divertem. É sempre essencial desenvolver e promover a atividade esportiva".