NEGÓCIOS

Docinhos viram alternativa de renda para agricultores.

21 participantes finalizaram o curso de Docinhos Tradicionais de Festa.

Em 11/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Eles são a perdição na vida de muita gente. Mas, para alguns, se tornam uma alternativa de ganhar uma renda extra. Foi com esse pensamento que 21 participantes finalizaram o curso de ‘Docinhos Tradicionais de Festa’, oferecido na unidade Didática da Secretaria de Agricultura, em Viana. Eles aprenderam a fazer diversos docinhos como beijinho, cajuzinho, brigadeiro de churros, olho de sogra, brigadeiro de morango e brigadeiro de dois minutos.  

Vera Maria Valcher Faria é um exemplo disso. Ela, que mora em São Paulo de Viana, região rural do município, participou do curso com o objetivo de ganhar uma renda extra com a produção dos docinhos. “A nossa única renda vem da lavoura e, em épocas de falta de chuva, nossa produção diminui muito. O dinheiro com as vendas vai ajudar principalmente nessas épocas”, garantiu.

A agricultora trabalha com o marido Valter Duarte Faria na lavoura com a plantação de café, banana, aipim, hortaliças, feijão e milho, mas, nas horas vagas, produz doces cristalizados, pães, biscoitos e bolos. “Sempre tive muita vontade de aprender algo novo. Adorei o curso, foi uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento. Agora terei mais um produto para agregar às vendas”, conta entusiasmada.

Vera já participou de feiras livres como a de Guarapari, na Praça do Papa em Vitória, e na Feira de Viana apresentando seus produtos.  As primas de apenas 13 anos, Nalanda Christian Rodrigues e Stefanny Trancoso de Amorim, também participaram do curso. “Busquei o curso para apre nder a fazer os docinhos em casa mesmo nas reuniões de família e festas como Natal e Páscoa”, disse Nalanda.

Já Stefanny Trancoso, explica, que, sua mãe a incentivou a buscar o curso. “Ela ficou sabendo do curso e nos indicou. Já estou pensando no próximo curso, já quero garantir minha inscrição”, afirma. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Prefeitura de Viana. No próximo dia 16 e 31 tem mais uma edição do Curso de Bolo de Pote; de 23 a 26 de agosto será a vez do Curso de Defumados e Embutidos; e no dia 30 de Produção de Bombons Decorados. Todos na Unidade Didática, na Secretaria de Agricultura, em Viana Sede.

Fonte: SECOM/VIANA