CIDADE

Documentos sobre Homero Massena são restaurados

O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) da Ufes.

Em 26/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMVV

Personagem importante na cultura e arte capixaba, o saudoso pintor Homero Massena teve documentos pessoais, cartas e desenhos em papel restaurados. O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Até o momento, 104 documentos foram restaurados.

Na sexta-feira (20), a equipe do Núcleo de Conservação entregou os documentos restaurados para a Secretária Municipal de Cultura (Semcult). O acervo está em uma sala do Teatro Municipal, localizado na Praça Duque de Caxias, Centro.
O objetivo principal é promover a conservação e restauração dos documentos que compõem o acervo de papel do Museu Ateliê Homero Massena, na Prainha, sendo patrimônio histórico e artístico capixaba. Além de ser fonte de estudo para pesquisadores.

O trabalho de recuperação de objetos de Homero Massena faz parte do projeto “Conservação dos Documentos Pessoais, de Cartas e Desenhos em Papel do Artista Homero Massena” do NCR/Ufes, contemplado no Edital número 014/2018, da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo.

Os trabalhos desenvolvidos foram: conservação, restauro, higienização, reparos, remoção de fitas adesivas e acondicionamento, para propiciar maior durabilidade do material. “A maioria dos documentos se encontram em péssimo estado de conservação. Muitos estavam com perdas, outros com rasgos, furos e amassados, além de alguns com fungos”, explicou a coordenadora geral do projeto de conservação dos documentos, Albanize Monteiro.

Museu

Os documentos estarão no Teatro Municipal até a reinauguração do Museu Homero Massena, na Prainha. O imóvel está fechado para reforma. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alvarito Mendes Filho, o trabalho desenvolvido pela Ufes foi “brilhante e organizado”:

“Nós demos um passo grande na preservação da nossa História, principalmente neste caso, em relação ao pintor Homero Massena, que tem, em sua homenagem, um Museu em seu nome. Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho em que foi feito”, declarou Mendes Filho.

Massena é um dos ícones da história da pintura do Espírito Santo, tendo produzido obras notáveis entre as décadas de 1950 a 1970. Nascido em Barbacena, Minas Gerais, o pintor veio para Vila Velha com apenas seis meses. Faleceu em 1974. (Com informaçãoes da Prefeitura de Vila Velha)