TEMAS GERAIS

Doria quer transformar Jockey Club de SP em parque e construir torres no local.

Prefeito diz que Plano Diretor permite construção em área perto da Ponte Cidade Jardim.

Em 09/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O prefeito João Doria disse nesta quinta- feira (9) que irá transformar o Jockey Club de São Paulo em um parque público, sem cobrança de ingresso. A área para corrida de cavalos será mantida. "Aqueles que gostam do turfe terão a oportunidade ainda de preservar o seu direito das corridas, porém com acesso livre, não mais fechado como acontece".

Os patrimônios históricos tombados serão restaurados e a Prefeitura pretende construir um museu da biodiversidade. Segundo o prefeito, o dinheiro usado será uma contrapartida da iniciativa privada, que poderá investir no local. "Um empreendimento de uma ou duas torres que vai ajudar a pagar todo o investimento para recuperação do Jóquei".

Essas torres ficariam em uma área onde hoje fica parte da cocheira e em uma área próxima a Ponte Cidade Jardim. Segundo Doria, o Plano Diretor e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) permitem essas construções. "Faremos sem nenhum prejuízo arquitetônico ou visual porque está numa área permitida", disse o prefeito.

"As cocheiras serão transferidas para uma outra localidade, inclusive com mais condições sanitárias para os cavalos, e assim harmonizamos o interesse de todos. O Jóquei acaba com a sua dívida, a cidade ganha um parque", disse o prefeito.

Doria disse há dois meses conversa com o presidente do Jóquei sobre o novo projeto. "Ao invés do confronto, judicializar o processo, o Jóquei tem uma dívida grande de IPTU com a cidade de São Paulo, além disso é patrimônio, ali é uma concessão que já está vencida, mas ao invés de entrar na Justiça para restituir a área que pertence a cidade, nós preferimos um bom entendimento".