CIDADE

Doze carros de som multados e nove caixas apreendidas em Vitória

Fiscais do Meio Ambiente e a Guarda Municipal atuaram durante o Carnaval em Vitória.

Em 26/02/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arquivo Semmam

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) liberou o balanço das apreensões e multas de caixas e carros de som neste Carnaval. Foram nove caixas apreendidas e mais 12 carros multados devido à utilização de equipamentos sonoros de forma irregular, o que é proibido na cidade de Vitória pelo Código Municipal de Meio Ambiente (lei nº 4.438/1997 e decretos 10.023/1997 e 17.304/2018).

As apreensões foram realizadas em equipamentos de som não autorizados pela Comissão de Blocos da Prefeitura de Vitória, que emitiu autorização para que os blocos pudessem circular em datas, horários e trajetos pré-determinados. A medida visa a garantir a tranquilidade, segurança e organização para foliões, munícipes e turistas.

As multas são enquadradas como infração grave e variam entre R$ 4.732,42 e R$ 8.465,35. O Disque Silêncio, representado pelos agentes de proteção ambiental, em vistoria, constatou que o equipamento produzia som audível pelo lado externo, independente do volume ou frequência, perturbando o sossego público.

A restituição dos equipamentos apreendidos só ocorrerá mediante a lavratura do Auto de Apreensão, de Infração e assinatura de um termo de compromisso de Restituição de Bens Apreendidos. O proprietário deve se dirigir à Coordenação de Fiscalização Ambiental e Sonora, localizada na Rua Vitório Nunes da Motta, 220 – sala 614, na Enseada do Suá, munido de cópia simples e original do documento comprobatório da posse do bem, do RG e do CPF, além de um comprovante de residência atualizado.

Segurança

Para garantir a segurança dos foliões do Carnaval 2020 de Vitória, as equipes da Guarda Municipal com seus agentes comunitários e agentes de trânsito estiveram todo o tempo nas ruas da capital. Com 50 agentes da Guarda Comunitária, em 12 veículos, e 30 agentes de trânsito, também em 12 carros, a equipe se concentrou no Centro de Vitória, onde havia maior número de foliões, mas com disponibilidade para se deslocarem para qualquer ponto da cidade.

Além dos agentes nas ruas, a segurança em Vitória também contou com o apoio da equipe de videomonitoramento, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e dos guarda-vidas nas praias.

Uma base de apoio foi montada na Praça Pio XII (próximo ao palco do evento) e outro grupo se concentrou na Praça Getúlio Vargas, enquanto equipes patrulhavam pela cidade em apoio à Polícia Militar. (Com informações da Prefeitura de Vitória)