TEMAS GERAIS

EDP anuncia projetos selecionados em edital.

Iniciativas de entidades dos estados do ES, SP e TO terão o apoio da companhia em 2016-2017.

Em 21/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Instituto EDP (IEDP), que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, divulga o resultado do Edital EDP, que contemplou a seleção de projetos voltados à Saúde, Esportes e Cultura, para receberem apoio da empresa.

Onze projetos realizados nos estados do Espírito Santo, São Paulo e Tocantins, e que atenderam os requisitos do edital, serão beneficiados. As ações ocorrerão nas áreas de concessão das distribuidoras da EDP e no entorno de empreendimentos hidrelétricos do Grupo.

“Iniciativas culturais e esportivas, além de ações de cuidados com a saúde, são importantes vetores de desenvolvimento humano e social. Por isso, acreditamos que apoiar projetos que promovam a conscientização de forma lúdica contribui para tornar a sociedade cada vez mais responsável e sustentável”, diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP.

Participaram do processo de seleção, iniciativas aprovadas pelas Leis de Incentivo Federal nas áreas de Cultura (Lei Rouanet/Cultura – Nº 8.313/91), Esporte (Esporte – Nº 11.438/06) e Saúde (PRONON/Saúde – Nº Lei 12.715/12, destinada à Oncologia).

Confira alguns dos projetos selecionados

No Espírito Santo, o Projeto Animação foi uma das ações aprovadas no Edital. Este será o quarto ano consecutivo que a iniciativa terá o apoio do Instituto. Com o objetivo de desenvolver as formas de expressão, a cada edição do projeto um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Em São Paulo, a 6ª Edição da Caravana do Esporte, realizada pelo Instituto Esporte Educação, criado em 2005 pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, foi selecionada noEdital deste ano. A iniciativa, que também acontecerá no Espírito Santo, capacita professores e educadores locais em Esporte Educacional para que eles possam promover, por meio do esporte, a formação cidadã de crianças e adolescentes.

Aprender e Crescer, da Associação Atlética Atenas, foi o projeto selecionado no Tocantins. A ação será realizada nos municípios de Lajeado e Peixe, ambos com empreendimentos hidrelétricos da EDP. A iniciativa permitirá que jovens entre 6 e 17 anos sejam incluídos socialmente por meio do futebol society e aprendam conceitos e valores como cidadania e respeito ao próximo.

Conheça os projetos aprovados no Edital EDP 2015:

Projeto/ONG

Descrição

Área de atuação

Teatro Social – Instituto para Aprendizagem Social, Emocional e Acadêmica

O projeto Teatro Social investe na formação de educadores de projetos de educação complementar em comunidades de baixa renda e professores de escolas públicas. A Iniciativa prevê a criação de material educativo e a realização de 25 oficinas para que os educadores consigam estimular habilidade sociais, emocionais, éticas e cognitivas nos estudantes.

Castelo e Conceição do Castelo (ES)

Projeto Animação – Instituto Marlin

Com o objetivo de desenvolver as formas de expressão, a cada edição do projeto um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Vitória – região de Gurigica (ES)

Caravana das Artes – Instituto

Mpumalunga

Caravana das Artes é um projeto itinerante que percorre municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e Infantil (IDI), promovendo atividades artísticas entre crianças e jovens, além de capacitação aos professores da rede pública.

Vitória – região de Gurigica (ES) Itaquaquecetuba e São Sebastião (SP)

Vôlei Vida – Associação dos Moradores  de  Garanhuns

 

Projeto esportivo que oferece aulas de vôlei   gratuitamente para crianças de 9 a 18 anos. Tem o objetivo oferecer o conhecimento e aperfeiçoamento da modalidade l, com o objetivo de resgatar valores perdidos, como o respeito, amor, a coletividade, a integração e a socialização de crianças e adolescente, desenvolvendo nesses alunos o real conceito de cidadania.

Vila Velha - bairro de Guaranhuns (ES)

 

 

 

         Caravana do Esporte - Instituto

         Esporte Educação

O projeto capacita professores e educadores locais em Esporte Educacional para que eles possam promover, por meio do esporte, a formação cidadã de crianças e adolescentes.

 

Vitória – região de Gurigica (ES)

Itaquaquecetuba e São Sebastião (SP)

Casa da Família – Associação Capixapa Contra o Câncer Infantil (Acacci)

O projeto oferece atendimentos e hospedagem para crianças e adolescentes, além de seu acompanhante. Todos os ambientes da Casa são adequados para a acessibilidade de pacientes com limitações físicas, quartos privativos com banheiro, transporte para os centros de tratamento, oficinas de recreação no espaço da brinquedoteca, roda de leitura, sala de música, biblioteca e apoio pedagógico.

Vitória (ES)

Todo Lugar Tem uma História para Contar – Instituto Museu da Pessoa

O objetivo é registrar a memória de comunidades, envolvendo os alunos na coleta das histórias dos moradores dos municípios por meio da metodologia de registro da memória oral.

Guarulhos (SP)

Futebol de Rua pela Educação – Instituto Futebol de Rua

Com conceito criado em 2006, o projeto tem como base duas regras – o fair play, pelo qual é proibido cometer falta; e o drible, em que manobras com a bola valem mais pontos que o gol. Além de uma escolinha de rua, que busca diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos, a ação promove a integração entre escola e comunidade. Voltado a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, o projeto inclui atividades esportivas em escolas ou espaços públicos

Caçapava (SP)

Aprender a Crescer – Associação Atlética Atenas

A iniciativa permitirá que jovens entre 6 e 17 anos em escolas sejam incluídos socialmente por meio do futebol society e aprendam conceitos e valores como cidadania e respeito ao próximo. 

Lajeado e Peixe (TO)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Ascom EDP