CIDADE

Educação ambiental para estudantes no Parque da Fonte Grande

Estudantes tiveram a oportunidade de contemplar a natureza e a beleza de Vitória.

Em 04/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação Semmam

Uma turma de 28 alunos da Escola Viva de São Pedro participou, na última quarta-feira (3), de uma caminhada ecológica no Parque da Fonte Grande.

A atividade é uma das ações educativas que a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) realiza, por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), com escolas das comunidades do entorno do parque.

Acompanhados de três professoras, os alunos foram recebidos no Centro de Educação Ambiental pelo educador ambiental Wilson de Souza, que fez a instrução sobre as recomendações e normas de conduta dentro de um ambiente natural. Em seguida, eles começaram a caminhada pela estrada Tião Sá.

Antes de entrar na mata, o grupo fez uma dinâmica de concentração para aguçar os sentidos do corpo humano, como audição, visão e olfato. Depois, na trilha da Pedra da Batata, eles aprenderam sobre a criação do parque e a importância da fauna e a flora da Mata Atlântica.

Eles passaram ainda pelo mirante do Sumaré, trilha do Sagui-da-Cara-Branca, mirante natural das Cactáceas e trilha dos Paus D'alho.

Ao final, os alunos relataram suas percepções, sensações e experiências, tiraram suas dúvidas sobre o bioma Mata Atlântica e refletiram sobre a importância do dever do cidadão na preservação da floresta.

"O Parque da Fonte Grande permite que o aluno vivencie na prática a teoria que seria discutida em sala de aula, como o bioma Mata Atlântica. Além disso, eles podem contemplar a natureza utilizando todos os sentidos", avalia Jeane Pignaton Agostini, professora de Biologia da Escola Viva São Pedro.