CIDADE

Educação de Serra lançou campanha #EuAcreditoNaVida

Projeto está percorrendo escolas com oficinas de afeto, palestras e rodas de conversas.

Em 24/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

No mês de setembro, em que todos voltam o olhar para a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal de Educação do município de Serra, lança a campanha #EUACREDITONAVIDA. O projeto está percorrendo as escolas da Serra com oficinas de afeto, palestras e rodas de conversas com professores e alunos sobre autolesão, bullying, respeito às diferenças, desafios da adolescência, uso das redes sociais e valorização da vida.

De acordo com o secretário municipal de Educação (Sedu), Gelson Junquilho, o objetivo da ação é criar diálogos com os alunos a respeito da adolescência e seus desafios. “Sabemos que o sofrimento psíquico entre adolescentes é um fenômeno que ganha força na contemporaneidade. Entender os contextos onde ocorrem tais sofrimentos sempre foi uma preocupação da Sedu, para buscar contribuir para minimizar a dor dos estudantes. Por isso, fazemos oficinas de afeto rotineiramente e criamos o emocionômetro nas salas de aula”, contou. 

A subsecretária pedagógica, Elizangela Fraga, destaca que a campanha foca em compreender os jovens e dar apoio. “Queremos dialogar com os alunos e tentar ajudá-los. Buscamos apoio especializado junto ao CRAS e ao CAPSi, que têm esclarecido muitos pontos sobre a autolesão e suicídio e fazem o acolhimento dos alunos que são encaminhados pelas escolas para o primeiro atendimento". 

Junquilho explica que o projeto está em fase inicial, mas o objetivo é expandir dentro da perspectiva trabalhada pela Sedu de que a escola que acolhe é uma escola que transforma. 

Saiba mais: 

O bate-papo na escola tem início com a seguinte pergunta: O que você está fazendo hoje na sua vida para você ser melhor que ontem? Nesse momento os adolescentes relatam suas experiências de vida. 

Depois, é feito o pedido para eles escreverem em um papel suas dúvidas e medos para dar início ao dialogo a respeito dessas curiosidades e angústias. Nesse momento, surgem muitas curiosidades da adolescência.

LEIA TAMBÉM

Programação do Mês da Árvore vai até sexta-feira (27) com plantio de mudas

A programação do Mês da Árvore em Serra, entra na reta final e vai até a próxima sexta-feira, dia 27, com plantio de mudas em diversos bairros, tanto em vias públicas quanto em unidades de saúde, escolas e praças.

Programação do Mês da Árvore vai até sexta-feira (27) com plantio de mudas

Foto: Semma

Serão contemplados os bairros Vista da Serra II, Enseada de Jacaraípe, Barcelona, São Lourenço, Mata da Serra, Nova Carapina, Nova Almeida, Feu Rosa e Cidade Continental. 

As plantas escolhidas são espécies nativas de Mata Atlântica, como aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca com até 1,5 metros de altura.

A programação do Mês da Árvore começou no último dia 4 com a palestra “A importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida em nossa cidade”, que foi ministrada pela bióloga e mestre em Arquitetura pela Ufes, Rosa Casati Ramaldes. 

Durante a ocasião, Rosa explicou o papel das árvores na regulação do microclima, já que elas proporcionam sombra e umidade impedindo a formação de “ilhas de calor”, tornando as temperaturas mais amenas e o clima mais agradável.

A bióloga também falou sobre os cinturões verdes. "São áreas inclinadas que contornam algumas áreas planas urbanizadas, como um cinto. Como estão cobertas por vegetação nativa são chamadas de 'cinturões verdes'. Essa vegetação é parte do que restou da Mata Atlântica, que existia em todo o Estado. Lá, encontramos a mata de encosta nas áreas inclinadas e a mata ciliar na beira dos rios, córregos e lagoas", explicou.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL