CIDADE

Emoção na entrega do Núcleo da Pessoa Idosa em São Pedro

Idosos e equipes da Prefeitura de Vitória celebraram a entrega do Núcleo da Pessoa Idosa.

Em 15/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diego Alves

Com muita emoção e sorrisos orgulhosos das equipes da Assistência Social e dos idosos do território, foi inaugurado o Núcleo de Integração Social da Pessoa Idosa (Nispi) da Grande São Pedro, em Vitória, na manhã de ontem (14), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

O Nispi terá oficinas de artes, dança, atividades físicas, memória e artesanato, além de grupos reflexivos e atendimento psicossocial. O local tem capacidade para atender cerca de 500 idosos por mês.

Os idosos foram recebidos ao som do grupo do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) de Jardim da Penha. 

Qualidade de vida

"O que envelhece a pessoa não é a idade, mas sim a atitude. Participar de atividades culturais e musicais e conviver com os demais idosos ajudam a promover a qualidade de vida deles. Vamos viver intensamente. Vocês são uma lição de vida para nós", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"Vocês são uma lição de vida para nós", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. Foto: Diego Alve

"Estamos muito felizes em proporcionar esse espaço e sabemos que, com isso, vamos melhorar a qualidade de vida da terceira idade. Assim estamos contemplando o objetivo do Sistema Único de Assistência Social, que prioriza fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Isso faz muito diferença deles. Esse Nispi foi uma demanda aqui da comunidade durante a Conferência Municipal de Assistência Social de 2017", explicou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Ampliação

"O território de São Pedro sempre almejou um espaço para o idoso. Quando tivemos a oportunidade de pensar junto com as lideranças e o comitê gestor do CEU, não medimos esforços. Era a oportunidade de iniciar um trabalho efetivo aqui. Temos um grupo de convivência aqui, mas São Pedro tem um número significativo de idosos. Nosso objetivo foi ampliar os serviços para a terceira idade na região", explicou a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos da Semas, Maria da Penha Norbim.

"A importância é legitimar e fortalecer a demanda que temos na região de São Pedro da 'juventude acumulada'. O Circuito Cultural trabalha com crianças de 5 anos até idosos de 87 anos. Temos dança, artesanato e música. Queremos oportunizar para eles uma vida com qualidade e, assim, fortalecer os vínculos, agregando, assim, mais uma ponta dessa rede compartilhada através de uma cidade inteligente", ponderou Lena Cogo, coordenadora do Circuito Cultural.

Alegria

"Para mim é uma alegria trazer minha neta para cá porque eu convivo aqui", disse Maria Inês, avó de Ailla.  Foto: Guiomedce Paixao

"Gosto de vir para cá para me divertir. Tenho boas amizades. Para mim é uma alegria trazer minha neta para cá porque eu convivo aqui. Tenho muito orgulho dela. É tudo que tenho, ela é minha vida", disse Maria Inês Brandino Pego, 62, avó de Ailla Brandino, 5.

"Achei o espaço interessante para as pessoas terem um convívio e uma oportunidade de participar. Gostaria muito de trabalhar como voluntária, seja realizando uma oficina de pintura, de crochê ou bordando. Gosto de ensinar. Quando paramos e refletimos, aprendemos muita coisa boa com a convivência", disse Elisabet Moraes, 64.

"Frequento aqui há bastante tempo e adoro os bingos e sorteios", comentou Alzira Alvez, 90.

MAIS NOTÍCIAS

Guarda Municipal recebe seis novas viaturas para patrulhamento na cidade

A Gerência de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal recebeu seis novas viaturas ontem (14). O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, entregou os veículos em cerimônia realizada no Palácio Municipal, em Bento Ferreira. Além dos veículos, o Grupamento de Trânsito recebeu 30 sparks (armas de condução de energia elétrica).

As viaturas foram adquiridas por meio de recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), no valor de R$ 548 mil. Já as sparks custaram R$ 142.539,90, oriundos do Fundo Municipal de Segurança Urbana (Funseg), que foi criado com o objetivo de captar verbas para garantir novos equipamentos para o trabalho dos agentes da Guarda Civil Municipal.

"A entrega dessas novas viaturas faz parte de um compromisso que assumi em 2013 de equipar a Guarda Municipal e oferecer melhores condições para o trabalho dos agentes. Para isso, criamos o Funseg, que facilita a captação de recursos para a segurança e compra de veículos e equipamentos. Agora com os recursos do Finisa, outros investimentos virão, como a aquisição de mais seis viaturas para o Grupamento de Trânsito”, disse o prefeito.

Prefeito Luciano Rezende e secretário Fronzio Calheira entregaram as novas viaturas da Gerência de Proteção Comunitária. Foto: Diego Alves

Patinetes elétricos

O prefeito destacou que a empresa que presta o serviço de patinetes compartilhados em Vitória doará 15 equipamentos para a Guarda. "Esses patinetes serão pintados nas cores da Guarda e os agentes que quiserem usar serão voluntários. Quem quiser melhorar o patrulhamento a pé poderá fazer com patinetes", complementou Luciano.

O secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, destacou que a renovação da frota de veículos da Guarda Municipal e a aquisição das sparks são formas de valorizar os agentes da corporação, garantindo melhores condições de trabalho.

"A entrega dessas novas viaturas é um compromisso assumido em 2013 com a Guarda Municipal, disse Luciano Rezende. Foto: José Luiz Mazolini - Portal CCNEWS BRASIL

"Acabamos de ter uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com participação de várias secretarias municipais, Governo do Estado, representantes de comunidades, Polícia Militar, da Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para tratar de segurança pública. E essa discussão de como melhorar a segurança da nossa cidade começa pela valorização dos agentes da Guarda Municipal e demais integrantes das forças de segurança. Felizmente, isso nós temos conseguido ao longo dos últimos anos, com a renovação da frota da Guarda Municipal. Com essas seis novas viaturas, hoje nós concluímos a renovação de todas as viaturas da Gerência de Proteção Comunitária", disse o secretário.

Calheira também adiantou que até o mês de junho seis novas viaturas serão entregues ao Grupamento de Trânsito.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL