NEGÓCIOS

Empreender está nos planos de dois em cada três jovens brasileiros

Conclusão é de pesquisa feita pela Firjan.

Em 25/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dois em cada três jovens brasileiros sonham em ter o próprio negócio, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Mas a maioria não sabe por onde começar. Por isso, o consultor de empresas Sebastião de Oliveira tem dicas para ajudar esses jovens que querem empreender.

Sebastião explica que o valor do investimento, por exemplo, depende do tipo de negócio. O mais importante é saber onde ele vai captar esse dinheiro: “Tem financiamento coletivo, que tem taxas menores, tem linhas do BNDES que também facilitam e também dá pra usar capital próprio ou de algum parente. O fundamental é em quanto tempo você tem a expectativa de que o capital dê retorno, para não ter surpresa no meio do caminho e ficar sem condição de gerir seu negócio”.

Motivação
A pesquisa feita pela Firjan também apontou os motivos que levam o jovem a querer empreender. O primeiro é a realização de um sonho. Depois, ter mais qualidade de vida e mais ganho financeiro. Muitos também acham o mercado promissor e também há os que sonham com a possibilidade de não ter chefe.

Segundo o consultor, é importante que esses jovens saibam que terão que enfrentar a concorrência. “A concorrência não é necessariamente o seu inimigo, a concorrência é algo que você tem que se espelhar, mas ir adiante. É fundamental que você estude o que foi feito naquele segmento que pretende atuar. Analisar quais os produtos têm sido oferecidos, os benefícios desses produtos. Aí você pode criar algo que se diferencie e faça barulho no mercado”, orienta Sebastião.

(Foto: Divulgação)