NEGÓCIOS

Empresários de Serra debatem economia, inovação e tecnologia

O evento foi um marco importante para o ambiente de negócios de Serra.

Em 12/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Ascom/ASES/Divulgação

Para fechar muito bem o ano de 2019, a Associação dos Empresários de Serra (ASES) realizou, no último dia 11, dois grandes eventos, um colado no outro, cujo propósito foi levar conteúdo, informações e propostas de qualidade ao empresariado serrano, debatendo temas pertinentes, que os permitam adentrar o novo ano com as energias renovadas e as expectativas positivas alinhadas com seus objetivos empresariais e profissionais.

No primeiro momento, durante a última edição do ano do Café de Negócios (Caneg), foi apresentada uma palestras falando sobre economia e as perspectivas para 2020, levando em consideração que, nos últimos meses, o cenário econômico capixaba e brasileiro registrou aumento no consumo. Fatores como inflação mais baixa, relativa segurança no emprego, apesar dos mais de 12,5 milhões de desempregados, e um pouco mais de confiança no curso da economia influenciaram a melhora da percepção na hora da tomada de decisões em realizar investimentos ou de comprar.

Para explicitar este panorama aos empresários serranos e trazer uma discussão em torno do assunto, a ASES trouxe a doutora, professora e economista Eduarda La Rocque, que fez uma ampla abordagem, agradando em cheio aos quase quinhentos participantes.

PROGRAMA INOVA SERRA

No segundo momento, após o Caneg, com um tema não menos importante, foi realizado o primeiro workshop “Inova Serra Caminhos da Inovação - Experiências de Ecossistemas do Brasil e do mundo!”, debatendo sobre o Programa Inova Serra que foi consolidado no último mês de outubro e está fundamentado pela lei 4.214, de 29/04/2014, que trata sobre o Desenvolvimento de Polos de Inovação Tecnológica e Pesquisa Científica do Município de Serra. A lei estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisas científicas e tecnológicas no ambiente produtivo, visando à capacitação, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial, tecnológico, econômico, social e ambiental do Município de Serra. O Programa conta com a participação do movimento empresarial, do meio acadêmico, da população e do poder público, cuja ambição é tornar o polo de Serra o maior do Estado do Espírito Santo, já em 2020.

Aconteceu um grande debate acerca do Programa Inova Serra. Foto: CCNEWS BRASIL- Direitos reservados

O evento foi um marco importante para o ambiente de negócios do município de Serra, pois ali estavam presentes os principais atores que poderão colocar em prática o principal objetivo do programa, a inovação, reunindo profissionais que desejam sair da zona de conforto e inovar em suas empresas, produtos e serviços.

Nos últimos anos, o município de Serra tem trabalhado fortemente e incansavelmente em várias frentes, para melhorar o ambiente de negócio da cidade e com isso atrair empresas, gerar oportunidades de emprego e de renda para a população.

“Precisamos melhorar o ambiente de negócio e a cultura de inovação em Serra. Já demos importantes passos, com a criação do Polo Inova Serra e a implantação de medidas de desburocratização, e agora continuamos a avançar com encontros, discussões e capacitações, como esse workshop. Outros dois encontros de debates também já estão programados para o ano que vem”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo.

O elevado nível do debate agradou à comunidade empresarial. Foto: Ascom/ASES/Divulgação

A área delimitada para abrigar empresas que serão beneficiadas com incentivo de redução ou isenção de impostos municipais que serão concedidos às empresas que vierem para o Polo de Inovação de Serra, tem como marco zero o IFES, localizado na ES-010, passando por Morada de Laranjeiras (onde está sendo construída a Casa do Empresário), Civit II, incluindo Cercado da Pedra, Civit I, finalizando no Senai.

O presidente da Associação dos Empresários de Serra (ASES), Cicero Moro, destacou que o município está tendo a oportunidade de ser o grande protagonista, sendo o carro chefe de inovação no Estado, saindo na frente de diversos outros municípios e a ASES tem papel importante neste processo.

“A ideia é a gente ter uma sinergia de projetos onde um ajudará ao outro. Nosso foco vai ser criar uma parceria com os laboratórios de inovação de outras empresas e entidades como a UCL, Findes, IFES e ArcelorMittal Tubarão que são algumas das empresas que já trabalham com isso, e um dos principais objetivos desse programa é dar suporte ao desenvolvimento das empresas, gerar mais empregos e renda, visando alavancar empresas, academias (instituições de ensino) e a população como um todo, e a ASES tem papel fundamental neste processo”, diz Cicero.

O diretor de Desenvolvimento de Projetos de Ciência e Tecnologia da Sedec, Eduardo Ramos, destacou como a secretaria tem investido na promoção de um ambiente inovador, pois acredita que isso gera resultados rápidos e positivos para empreendedores e para a população.

“O processo de inovação ajuda a aumentar a competitividade da cidade e ainda é capaz de gerar valor para o negócio, portanto é um fator benéfico para o município e para a sociedade”, disse Ramos.

Leonardo Carraretto é especialista em marketing, inovação e educação. Foto: Ascom/ASES/Divulgação

O painel de debates do Inova Serra apresentou como palestrante principal, Leonardo Carraretto, que é especialista em marketing, inovação e educação, embaixador da Singularity University (principal referencia de ensino sobre inovação da atualidade), além de diretor da WIS Educação, em Vitória.

 “A gente expos de forma didática qual é o cenário de alguns ecossistemas do Brasil e do mundo. Uma das principais demandas para criação de um ecossistema é a união de esforços com os mesmo objetivos e esse evento foi um primeiro passo que igualou os níveis de consciência e conhecimento sobre o tema. A partir disso, novas experiências virão e ajudarão a formar esse ecossistema, organicamente e Serra vai colher grandiosos frutos nos próximos anos” disse Leo Carraretto.

Os dois eventos, gratuitos, aconteceram no Steffen Centro de Eventos, organizado pelo Polo Inova Serra, gerido pela Prefeitura de Serra, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes Serra) e pela Associação dos Empresários de Serra (ASES). (Colaboraram a Ascom/ASES e Secom/PMS)