TEMAS GERAIS

Empresários pedem autorização à prefeitura para instalar parklets

Espaços são áreas de lazer móveis instaladas em vagas de carro em frente a restaurantes.

Em 25/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os bairros Jardim Camburi e Praia do Canto, em Vitória, podem ganhar os chamados “parklets”, áreas de lazer móveis instaladas em vagas de carro em frente a restaurantes e bares. De acordo com a prefeitura, dois empresários pediram autorização para instalar os equipamentos. O prazo para manifestações contrárias às instalações está aberto.

A prefeitura explicou que, se em um mês não houver questionamentos, os empresários recebem autorização para iniciar as obras.

Em Jardim Camburi, o parklet será temático e ficará em frente ao restaurante Ilha do Caranguejo, na rua Alcino Pereira Neto, número 570. Com tamanho de 9,2m x 2,20m, o espaço contará com um barco, bancos e jardim.

Já na Praia do Canto, o parklet será implantado em frente ao restaurante Oliva, na rua Eugênio Netto, número 369. Ele terá estacionamento para quatro bicicletas, bancos, mesas, floreira e lixeiras. O espaço de 8,31m x 2,20m é acessível e feito em madeira.

Os espaços serão de uso público e podem ser utilizados por até três anos, cujo prazo pode ser renovado.

Regras

O equipamento é permitido em vagas ou faixas de estacionamento localizadas em ruas com a velocidade máxima de 40km/h. Ele é proibido em vias com faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas.

O parklet deve ficar a mais de 15 metros das esquinas e não poderá obstruir guias rebaixadas, hidrantes, rampas de pessoas com deficiência, pontos de ônibus e de táxi e travessia de pedestres, nem suprimir vagas de idosos e deficientes.

Os interessados em implantar parklets podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), que funciona das 12 às 19 horas, na rua Vitório Nunes da Motta, número 220, Enseada do Suá.

(Foto: Edson Chagas/A Gazeta - 26/12/2015 )