CIDADE

Encontro de Capoeira reunirá cerca de 600 crianças em Vitória

Grupos de capoeira dos Cajuns farão apresentações no evento.

Em 21/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini - Secom/PMV

O II Encontro de Capoeira dos Cajuns, nesta quinta-feira (22), promete ser uma grande festa cultural. O evento vai reunir cerca de 600 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes Caminhando Juntos (Cajun), pessoas atendidas pelo Centro de Referência para Pessoa com Deficiência (CRPD) e mestres e contramestres de Vitória, a partir das 15 horas, na Escola Viva, em São Pedro.

Na programação, além das apresentações dos grupos de capoeira dos Cajuns, haverá demonstrações de puxada de rede, maculelê e roda de samba.

Os educadores vão contar a história da capoeira por meio de uma encenação e, para finalizar, os participantes vão formar um grande coro e cantar a música composta por crianças e educadores especialmente para o evento.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

Participarão do encontro, compondo a bateria dos grupos, os mestres Joergues e Tatuagem e os contramestres Dedé, Gilmar e Garrinchinha.

"No I Encontro de Capoeira, no ano passado, alcançamos resultados positivos no desenvolvimento das potencialidades esportivas e culturais. Nossa expectativa, neste ano, é que o evento seja tão envolvente e emocionante. Essas ações são importantes pois favorecem o desenvolvimento cognitivo dos atendidos e fortalecem os vínculos familiares e comunitários", disse a orientadora social dos Cajuns, Janne Rostoldo.

Serviço

II Encontro de Capoeira dos Cajuns
Dia 22 (quinta-feira), a partir das 15h
Na Escola Viva: Rodovia Serafim Derenzi, 3115, em São Pedro
Entrada gratuita

LEIA TAMBÉM

Viagem pela Literatura promove manhã cultural no Parque Pianista Manolo Cabral

O projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim em Vitória, promoverá uma manhã cultural no Parque Pianista Manolo Cabral, em Barro Vermelho, no próximo sábado (24). As atividades gratuitas fazem parte da programação dos 25 anos do projeto e aconteceram a partir das 9 horas.

Rodrigo Campaneli vai contar histórias e fazer a criançada viajar pelo mundo da literatura com mágicas. Foto: Divulgação Semc

Das 9 horas às 11h30, acontecerá a atividade Leitura no Parque, com livros, gibis, jornais e revistas à disposição, e também a Banca Troca de Livros, oportunidade para os participantes levarem volumes em bom estado e trocar por outros.

Escritora Eliana Zandonade fará um bate-papo com o público sobre suas obras infantis e vai narrar histórias. Foto: Divulgação Semc

Outra atividade é o Encontro com a Escritora, a partir das 9h30. Nesta edição, a convidada é a escritora Eliana Zandonade, que já publicou seis livros infantis: Beijo de Boa Noite (2014), O mundo colorido de Lides (2014), Nuvens de algodão e chuva de verão (2015), Era uma vez um quintal (2016), Uma bela noite (2017) e Para além do quintal (2018).

Após um bate-papo sobre a carreira, Eliana, que também é contadora de histórias, narrará para o público "Beijo de Boa Noite", "Era uma vez um quintal" e "Dos olhos de caranguejo".

A criançada vai se divertir ainda com Rodrigo Campaneli, que vai contar histórias como "Bandeira Vermelha" e "Castelo Amarelo", de Malba Tahan; "O Velho, o Menino e o Burro", de Ruth Rocha; "A Baleia Jubarte", de sua autoria, entre outras, além de interagir com o público nessa viagem ao universo da literatura com mágicas.

O encerramento será com a banda de congo Panela de Barro, de Goiabeiras, sob a coordenação de Jamilda Bento. Eles farão uma homenagem ao mês do folclore.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL