TEMAS GERAIS

Encontro vai detalhar projeto de arvorismo e tirolesa no Parque da Fonte Grande

O edital de concorrência foi publicado nesta sexta (18), no Diário Oficial do Município (página 7).

Em 18/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Empresários e investidores da área de ecoturismo vão conhecer, no próximo dia 31, detalhes do edital e do estudo de viabilidade econômica do projeto de concessão para o circuito de arvorismo e tirolesa no Parque Municipal da Fonte Grande. O edital de concorrência foi publicado nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial do Município (página 7).

O evento, que também é aberto ao público, está marcado para as 18h30, na sala anexa ao Gabinete do Prefeito, na Prefeitura de Vitória. Para participar, é preciso enviar um e-mail para nmgarcia@correio1.vitoria.es.gov.br com nome, telefone e nome da empresa ou entidade que representa.

Na ocasião, será realizada uma breve palestra sobre Oportunidades na área do Turismo através de Concessões Públicas. Mais informações pelo telefone (27) 3235-2813.

Projeto

A proposta é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). O projeto prevê a implantação do arvorismo em uma zona do parque que permite atividades de uso público e de baixo impacto em pontos que já foram mapeados.

“Estamos implantando um novo formato de parceria na qual a iniciativa privada poderá participar efetivamente das políticas públicas para o turismo da capital”, destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Ainda de acordo com o secretário, "com a implementação do projeto, a Prefeitura espera que mais pessoas passem a frequentar o local. Além disso, as comunidades do entorno também vão se beneficiar. Elas serão capacitadas e vão receber informações para atender os visitantes e turistas".

Ecoturismo

O ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e incentiva sua conservação, além de buscar a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar comunitário. É caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que proporcionam a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre.

“Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo é um dos segmentos da cadeia que mais cresce no mundo. O seu impacto econômico local é tão representativo que países como a Costa Rica, o Canadá e a Nova Zelândia investem nesta atividade como segmento prioritário. Além disso, os impactos socioculturais é relevante, pois uma das características é envolver as comunidades locais sem alterar seu modo de vida”, enfatizou o subsecretário de Turismo, Felipe Ramaldes.

Para estimular ainda mais o turismo e a contemplação do local, a prática do ciclismo foi liberada no parque neste ano. A atividade, que está regulamentada no decreto nº 16.605, pode ser realizada exclusivamente na estrada Tião Sá e na estrada projetada de Fradinhos.

Fonte:PMV