Vitória vai ampliar oferta de consultas em otorrinolaringologia Mulheres infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV Duduzinho Ferreira se apresenta no Projeto Praia Legal Sábado (21) tem vacinação sem agendamento em Vila Velha MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral Sinfônica do ES apresenta concerto com célebres obras
CIDADE

Entulhos e até roupas são retirados de bueiros em Serra

Resíduos descartados de forma incorreta é o que entope os bueiros da cidade.

Em 13/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação - Secom/PMS

Cerca de 70 toneladas de resíduos são retiradas por mês dos bueiros de Serra. Normalmente, os materiais mais encontrados durante uma limpeza são: areia e folhas, mas, também são encontrados guimbas de cigarro, tampas de garrafas, embalagens plásticas, arame, copos e sacolas. E, com frequência, os restos de construção civil e até roupas estão aparecendo nas últimas limpezas.

Esse volume de resíduos descartados de forma incorreta entope os bueiros da cidade. Para amenizar o problema, a Prefeitura da Serra realiza a limpeza dos bueiros rotineiramente. Essa é uma das ações para manter a cidade limpa, além de prevenir alagamentos em períodos de chuva.

“As pessoas, às vezes, fazem o descarte indevido de seus resíduos, misturam lixo domiciliar, lixo de reciclagem, resto de móveis e construção civil. A Secretaria de Serviços realiza a limpeza periódica e sistemática. Todos os bueiros da cidade já foram limpos este ano e são revisados. E, caso haja necessidade, são limpos novamente”, informou o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

COMPRE PELO SITE

Como descartar entulho corretamente?

Os geradores de resíduos da construção são responsáveis pela destinação correta do entulho. Se a quantidade for de, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia, pode ser descartada em uma das Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) da Serra: no Projeto João de Barro, localizado na Avenida Domingos José Martins, bairro Novo Porto Canoa; e na ATT Barcelona, na Avenida Região Sudeste.

Para descartar mais que isso, o morador precisa contratar caçamba, de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura. A lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017 estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.

De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que a comunidade saiba onde e como realizar o descarte corretamente de lixo, entulho e recicláveis e que esteja sempre denunciando o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma. 

LEIA TAMBÉM:

Agentes comunitários de saúde convidam a população a doar sangue

Para incentivar os moradores a se tornarem doadores de sangue, os agentes comunitários de saúde de Jardim Carapina vão promover uma caminhada nesta quinta-feira (13), no bairro. Durante a ação, aqueles que toparem o desafio serão convidados a ir na próxima segunda-feira (17) ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES).

Agentes comunitários de saúde convidam a população a doar sangue

Foto: Site PixaBay

Em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue (14) e também pela necessidade de manter os estoques de sangue, o agente comunitário de saúde Dionis de Souza Gomes teve a ideia de envolver a população.

“Eu sou doador de sangue há muitos anos. Muita gente tem vontade de doar e, às vezes, falta incentivo e informação. É o mês voltado para doação de sangue, então, achei interessante que nós, agentes, que fazemos a promoção da saúde, estimulássemos outras pessoas”, contou.

Participarão da caminhada, aproximadamente, 20 agentes comunitários de saúde e demais servidores da equipe da Unidade Básica de Jardim Carapina, além de alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). Eles levarão cartazes e faixas e vão percorrer a avenida Porto Seguro, principal do bairro.

Serviço:
Caminhada para Doação de Sangue
Data: quinta-feira (13)
Horário: a partir das 8 horas
Local: ponto de encontro – início da Av. Porto Seguro (Distribuidora Pantanal)
Encerramento: rua Belo Horizonte, no ponto final do bairro.

Doação de Sangue:
Data: segunda-feira (17)
Horário: 8 horas
Local: Hemoes - Av. Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.


© 2020 - CORREIO CAPIXABA