TEMAS GERAIS

ES abriga sede nacional de organização mundial de cabelereiros.

A nova associação terá como destaque a figura do cabeleireiro, promovendo diversos cursos.

Em 29/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O segmento de beleza, que vem permanecendo praticamente imune à crise econômica, acaba de ganhar uma importante instituição de fomento do setor, cuja função é promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades do ramo de cabelereiros em todo o país, sobretudo, no Espírito Santo.

Trata-se da inauguração da OBC – Organização Brasileira de Cabeleireiros. A entidade nasce filiada à OMC – Organization Mondiale Coiffeur, com sede em Paris, e que reúne cerca de 2 milhões de profissionais em 54 países filiados.

De acordo com dados do Sebrae, existem no Brasil cerca de 700 mil salões de beleza, além de um número desconhecido de profissionais. A profissão é reconhecida, mas não é regulamentada. Significa que, qualquer pessoa que faça um curso qualquer ou, até mesmo, seja autodidata, pode exercer esta profissão.

A nova associação terá como destaque a figura do cabelereiro, promovendo diversos cursos de capacitação, por meio de cursos que possam atualizar os profissionais sobre os tipos de cabelo, equipamentos técnico sobre colorimetria entre outras atualizações necessárias à qualidade do serviço prestado.

Os interessados em participar dos cursos poderão filiar-se pelo próprio site da OBC, no valor de R$ 390,00, pelo período de um ano. Este investimento proporcionará acesso a toda a prestação de serviços, especialmente aos cursos, com inscrições acessíveis, a dois eventos de lançamentos de moda e também a inscrição nos campeonatos, dando o direito aos artistas do mundo hair concorrer e, compor a seleção nacional que disputará, em todo o mundo, os campeonatos organizados pela OMC – Organization Mondiale Coiffeur.

Saiba mais sobre a instituição:

É presidida pelo Italiano Ruggiero Farano, hairstylist tri campeão mundial de corte de cabelo pela OMC, com grande experiências e atuação em mais de 15 países. Radicado e casado há 14 anos no Brasil, Rino Farano, como é conhecido no mundo hair fashion, foi fundador e diretor de uma das mais prestigiadas e premiadas escolas de cabeleireiros da Itália, a UAAMI. No Brasil e na América do Sul, trabalhou como Diretor e profissional de grandes marcas de cosméticos, sempre com educação, levando técnica, formação e atualização para mais de 25 mil cabeleireiros.

O sonho de levar o país que escolheu para viver a se integrar nos campeonatos mundiais do setor estimulou a OMC, presidida pelo Ítalo-americano Salvatore Fodera a convidá-lo a implantar e liderar a OMC no Brasil, sob a sigla da OBC - Organização Brasileira de Cabeleireiros.

Nos dias, 29 e 30 de novembro será formada a primeira turma do Programa de Formação de Hairstylists OBC/OMC Member, que conferirá, aos selecionados, certificado internacional e a credencial para atuar em todo o país.

O modelo de gestão implementado pela empresa Aquila Gestão e Negócios permitirá que a OBC atue imediatamente em todo o país, em qualquer cidade. Um eficiente site institucional e de gestão das operações foi constituído pelas empresas RDWeb design e Pixerama, parcerias da entidade.

O grande desafio da OBC e seu Programa de Formação de Hairstylists será impactar sensivelmente na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos cabeleireiros do país. As brasileiras são vaidosas, são consideradas as que mais investem em cuidados com a beleza. Periodicamente haverá intercambio internacional sobre tendências e moda. Profissionais brasileiros farão imersão nos principais centros mundiais e, grandes mestres internacionais serão convidados a vir ao Brasil para compartilhar suas técnicas e visões sobre o que há de mais atual no mundo fashion da beleza.

 Fonte: Mile4