EDUCAÇÃO

Escola Misael Pinto realiza projeto "Resgatando Valores".

Os estudantes participaram e foram avaliados por meio de diversas atividades.

Em 07/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Para promover a paz no ambiente escolar, a Escola Estadual Misael Pinto Neto, localizada em Aracruz, realizou o projeto “Resgatando Valores”. Os estudantes participaram e foram avaliados por meio de diversas atividades voltadas à reflexão sobre os valores humanos e arrecadaram alimentos para doar para entidades da região.  
 
A iniciativa surgiu das observações feitas pela equipe pedagógica.  Os professores foram orientados a se organizar por áreas do conhecimento, para a elaboração das sequências didáticas e metodologias deste trabalho.
 
Cada professor ficou responsável por trabalhar o tema e avaliar uma ou duas turmas. Os de Ciências da Natureza e Matemática, por exemplo, exibiram o filme “Lucy”. E, com os alunos foram discutidos os temas: ética, respeito e globalização
 
O filme “Lutando contra o destino”, sugerido pelas disciplinas de Sociologia e Filosofia, também foi discutido, e em parceria com a professora de Língua Portuguesa, os estudantes foram estimulados a trabalhar paródias, poemas e quadrinhos com o tema “Valores”. Esse mesmo grupo de professores promoveu dinâmicas com leitura e estudo de textos diversos e apresentação. 
 
Dentre outras ações, os estudantes realizaram pesquisas em jornais, revistas, internet, confeccionaram murais com a importância do tema, diálogos com os colegas sobre a relevância dos valores humanos para a convivência, apreciação de charges para releitura, pintura dos muros da Escola com frases e charges. Além disso, foram apresentados vários casos fictícios e eles tiveram que analisar e encenar um júri popular.
 
De acordo com a diretora Patricia Rebuli Siqueira de Souza também foi promovida uma gincana solidária, que arrecadou alimentos não perecíveis para o Projeto Girassol, que atende crianças em risco social e o Projeto Bethânia, que abriga jovens dependentes químicos.
 
“Um representante de cada entidade esteve na escola para agradecer aos alunos e apresentar os reais objetivos dos trabalhos realizados pelas instituições nas quais trabalham como voluntários”, conta.
 
Fonte:Secom ES