EDUCAÇÃO

Escola Viva São Pedro: estudantes se preparam para início das atividades

Em 23/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os preparativos para o início das atividades da primeira unidade da Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, estão a todo vapor para receber os alunos na próxima segunda-feira (27). Um total de 434 estudantes garantiram vaga no novo modelo de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo.

As inscrições para solicitação de transferência para o novo modelo de Ensino Médio da rede estadual do Espírito Santo terminaram nesta quarta-feira (21). Os estudantes matriculados serão distribuídos por séries e turmas. De acordo com a disponibilidade, novas vagas serão abertas.

A partir desta quinta-feira (23), os estudantes interessados em ingressar na Escola Viva poderão solicitar vagas suplentes por meio do site - www.sedu.es.gov.br. As vagas também serão abertas para alunos da rede privada.

A distribuição das vagas seguirão os mesmos critérios já adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; aluno que reside próximo à escola pleiteada e aluno com menor idade.

A estudante Laís Nunes contou que não vê a hora das aulas começarem. “Sempre quis estudar em uma escola de tempo integral. Não pensei duas vezes quando abriram as vagas, fui logo fazer minha inscrição”, contou.

Os amigos João Batista Júnior e Tayson dos Santos Ferreira também estão ansiosos para o início das atividades. “Estamos torcendo para que a gente estude na mesma sala. Ficamos muito animados com o programa, queremos construir nosso projeto de vida”, contou João.

Efetivação da matrícula

Os estudantes que já solicitaram transferência para Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro devem realizar a efetivação da matrícula. Os pais/responsáveis ou estudantes, quando maiores de 18 anos, devem comparecer à atual escola em que está matriculado para preencher a declaração de transferência e documento de efetivação de matrícula.

Também é necessária a apresentação dos documentos comprobatórios, bem como de informações prestadas pelos pais, pelo responsável, ou pelo próprio estudante, quando maior de idade.

I – fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento;

II - histórico escolar ou declaração escolar;

III - fotocópia do comprovante de residência através do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que o comprovem;

IV - fotocópia do título de eleitor, caso o estudante possua;

V - fotocópia do certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os estudantes maiores de 18 anos;

VI - laudo médico para os estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação;

VII - fotocópia do RG e/ou CPF, caso o estudante possua;

Escola Viva

A primeira unidade de implantação do Programa Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, será implantada, na região de São Pedro, em Vitória, e as atividades terão início no dia 27 de julho.

A equipe escolar que irá atuar no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro já está formada e capacitada para o início das atividades.

O professor de Geografia Felipe Cunha se diz ansioso para o início dos trabalhos. “O que o Estado tem preparado é tudo o que esperei para a minha vida profissional. Os alunos não têm ideia do que é a Escola Viva, mas eu posso garantir que será um ambiente que irá contribuir muito para o conhecimento pessoal e profissional”.

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes; acolhimento às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

Fonte: SEDU