TEMAS GERAIS

Escolas de Vitoria/ES fazem últimos ajustes para fazer bonito no Sambão.

Nem mesmo a chuva fina que caía atrapalhou o público.

Em 20/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A noite desta última terça-feira (19) foi de alegria para os componentes das escolas de samba Unidos de Jucutuquara e da Piedade, que foram ao Sambão do Povo realizar os ensaios técnicos e fazer os últimos ajustes antes dos desfiles oficiais, nos próximos dias 29 e 30.

Nem mesmo a chuva fina que caía atrapalhou o público que foi prestigiar a desenvoltura das duas agremiações, que mostraram um pouco do que foi preparado para as alas coreografadas e a bateria.

Depois de um aquecimento da bateria ao som de vários sambas-enredo que marcaram carnavais passados, o intérprete Kleber Simpatia fez a convocação para a agremiação verde, vermelho e branco. "A coruja vai invadir o Sambão!". Já passavam das 21 horas quando a Jucutuquara, vice-campeã do Carnaval de Vitória do ano passado, entrou na avenida.

A comissão de frente, agora sob o comando do coreógrafo Jorge Mayko, executou os passos ensaiados e o enredo da escola. Para este ano, a agremiação faz uma homenagem à cidade de Vitória. Com o enredo "Vitória", ela vai levar para a avenida todas as belezas, delícias e peculiaridades da capital do Espírito Santo.

Na armação, André Monteiro, de 40 anos, estava ansioso. Nascido e criado em Jucutuquara, é componente da bateria desde os seis anos, quando tocava roca e a agremiação ainda desfilava como bloco carnavalesco. Hoje, ajuda a escola a tirar notas 10 tocando caixa. "É uma responsabilidade muito grande estar aqui, levando o nome da escola. Hoje, vamos ajustar tudo e colocar em prática na avenida o que ensaiamos na quadra. A ida da bateria para o recuo é um momento muito importante", destacou.

O ensaio foi acompanhado de perto pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende. 

Passistas

E para não deixar dar buraco no momento em que a bateria vai para o recuo, entra em ação a ala de passistas. Breno Lima Barreto, 22 anos, está nessa função há cinco anos. "Somos referência para a transição. É preciso ter muita paciência para nada dar errado. Por isso não é fácil. Mas fazemos do que mais gostamos, que é sambar e chamar o público para brincar com a gente", contou.

Piedade

A chuva continuava quando a Unidos da Piedade cruzou, por volta das 23 horas, o início da passarela do samba. Escola com mais títulos do Carnaval de Vitória, este ano ela faz um convite a toda população capixaba com o enredo "Vamos ao Mercado?", uma merecida homenagem à Vila Rubim, um dos locais mais antigos e tradicionais da capital, onde está o famoso Mercado da Vila Rubim, com sua pesca, crendices, condimentos e delícias.

Com capas de chuva e na área de concentração desde as 19 horas, um grupo de amigos de Aracruz não via a hora de entrar pela primeira vez na avenida e sentir o gostinho de desfilar em uma escola de samba. "Viemos dar uma força para a Piedade. Hoje, estamos aqui em 13 amigos, mas no sábado (30) seremos 23. Será uma emoção muito grande desfilar em um sambódromo", afirmou Mônica Oliveira.

Há seis anos desfilando pela Piedade, o grupo folclórico Capa Preta, que também participa de festivais de arraiás, já ensaiava as coreografias para mostrá-las na avenida. "Queremos fazer tudo perfeito e, assim, ajudar a escola a conseguir o título", disse Leandro. Ele e outros 40 amigos participam da ala coreografada da Piedade.

Ensaios técnicos

Nesta quarta-feira (20), a partir das 20h30, as escolas Boa Vista e Pega no Samba fecham os ensaios técnicos do Grupo Especial. As apresentações tiveram início no último dia 11 de janeiro, com a participação das escolas do Grupo A.

Desfiles

O Carnaval de Vitória é o primeiro do país e é realizado uma semana antes do oficial: na sexta-feira (29), com os desfiles das escolas do Grupo A, e no sábado (30), com as apresentações das agremiações do Grupo Especial.

Pela ordem, desfilam pelo Grupo A, a partir das 21 horas, Chegou o Que Faltava, Imperatriz do Forte, Independentes de São Torquato, Chega Mais, Andaraí, Tradição Serrana, Novo Império e Rosas de Outro.

Já pelo Grupo Especial, vão desfilar, a partir das 22 horas, Unidos de Barreiros, Unidos de Jucutuquara, Pega no Samba, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Independentes de Boa Vista.

Fonte:PMV