CIDADE

Escolha um destino no ES sem olhar para trás

O Espírito Santo é muito rico em opções de lazer.

Em 21/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na hora de decidir o destino das férias de julho em família, uma dúvida costuma pairar sobre a cabeça de quem não quer ficar em casa: Para onde ir exatamente? É melhor seguir o mesmo roteiro de sempre ou arranjar uma rota alterativa mesmo sendo um pouco mais longe? A resposta é simples: depende da sua expectativa, pois para quem ainda não sabe, o Espírito Santo tem tudo (ou quase tudo).

Em qual estado é possível aproveitar o sol na costa capixaba e, em poucos minutos, curtir o frio das montanhas? Se o assunto é praia, são mais de 400 km de litoral. Mas se a questão for o bucolismo do interior, os destinos locais não deixam a desejar. Ainda assim, se tudo o que você procura é um lugar para relaxar e fortalecer a fé, o cenário ideal pode ser o Convento da Penha, em Vila Velha, ou o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu.

O Espírito Santo é muito rico em opções de lazer, segundo o presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Alfonso Silva. “Apesar do tamanho pequeno, com 46.078 km², poder ir das praias às montanhas, visitar lugares históricos e parques para lazer entre família e amigos sem gastar muito tempo de deslocamento é o grande atrativo do Estado”, comenta.

Praias

É inverno e ainda assim tem quem não recuse o convite das praias capixabas, para observar as belezas naturais, praticar esportes náuticos, passear de escunas e saborear pratos à base de frutos do mar.

As praias de Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade são ideais para quem busca ficar em forma e se divertir praticando esportes radicais, como surf, kitesurf, bodyboard e windsurf. Mas as praias da Costa, Itapoã e Itaparica, em Vila Velha; Manguinhos, Jacaraípe e Carapebus não ficam atrás.

Um pouco mais distante de Vitória, estão as famosas praias do Morro, Setiba e Bacutia, em Guarapari, um dos balneários mais badalados do litoral capixaba. Mais ao sul do Estado está uma das praias favoritas de jovens que apreciam o contato com a natureza: a praia de Piúma, embelezada pelo Monte Agá, com cerca de 340 metros de altitude, apreciado por aventureiros para prática de escaladas e de voo livre.

E por falar em natureza, vale a pena conhecer o Projeto Tamar, em Linhares, e ainda visitar a Vila de Regência, a favorita dos surfistas. Se seguir com a família rumo a São Mateus, existe a Ilha de Guriri, águas mornas e a mata de restinga são grandes atrativos, além a rede de hotéis e serviços que agradam os visitantes.

Montanhas Capixabas

Engana-se quem pensa que a região das montanhas se resume num dia dentro do quarto ou no deck de um hotel. A região é muito mais: é contato com a natureza, conforto e adrenalina à vista. E o melhor: dá para visitar a região serrana e voltar para casa no mesmo dia.

Mas se quiser esticar o tempo um pouco mais, no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins, você encontra a Casa do Turista (Rota do Lagarto, km 01), que dispõe de informações da rede hoteleira e comércio, enquanto você aproveita o dia praticando rapel, arvorismo, salto de tirolesa, escalada e paintball no Pedra Azul Adventure Park, passeio a cavalo de raça norueguesa do Fjordland Cavalgada Ecológica, ou até mesmo visitando propriedades rurais de famílias que plantam morangos, como o Sítio Herança.

Indo pouco mais em direção a Minas Gerais, Afonso Cláudio tem cachoeiras, montanhas e rios ideais para esportes radicais, como voo livre de parapente em uma rampa natural com vista para o litoral. Mas se isso não for o suficiente, em Pancas, estão os Pontões Capixabas. Deslumbrantes. Só fica um pouco mais longe de Vitória, depois de Colatina, mas a vista é única.

Paz e História

O Centro Histórico de Vitória é rico em beleza arquitetônica e cultural. Se você ainda não se aventurou em conhece a história do Espírito Santo, pode começar pela Cidade Alta, com o Palácio Anchieta, construído por padres jesuítas no século XVI. Do lado dele está a Catedral Metropolitana, imponente por seus vitrais e arquitetura neogótica.

Próximo do Centro, no bairro Santo Antônio, fica a Basílica que leva o nome do bairro. Edificada entre 1950 e 1970, sua projeção foi inspirada na igreja bramantedesca de Nossa Senhora da Consolação, na Itália. Em Jucutuquara, há o Museu Solar Monjardim, com acervo de objetivos, peças de mobília, documentos, fotografias, porcelanas e cristais que revelam o cotidiano de uma família rica no século XIX.

Em Vila Velha: o incomparável Convento de Nossa Senhora da Penha. Sendo símbolo de fé, de arquitetura modesta e atmosfera pacífica, ele é o número um de lugares para conhecer no Estado, segundo o Trip Advisor, por garantir uma vista panorâmica de Vila Velha e Vitória, bem como os montes de Cariacica e o Mestre Álvaro, na Serra. Também para quem busca um tempo de reflexão, o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, é uma ótima opção que está conquistando os capixabas.

Para quem deseja trilhar os “Passos de Anchieta”, a Associação Amigos Passos de Anchieta (Abapa) oferece a caminhada em qualquer período do ano. Pessoas do Brasil inteiro vem ao estado e seguem o mesmo caminho percorrido pelo padre José de Anchieta, passando pela Barra do Jucu, Setiba, Meaípe e Anchieta.

Parques

Com 91 m² de área verde por habitante, Vitória tem vários parques e reservas ecológicas com trilhas e espaços para as atividades físicas e culturais, entre eles o Parque Pedra da Cebola, que abriga pequenos répteis e aves e constantemente oferece atividades recreativas; o Parque da Fonte Grande com vista privilegiada da capital; e o Parque Botânico da Vale, onde é possível fazer trilhas, participar de palestras educativas sobre o meio ambiente e visitar a área industrial do Complexo de Tubarão.

Em Cariacica, existe o “Estância Vale do Moxuara”, para diversão completa: tem restaurante, bangalôs, alojamentos, horta, área de preservação, área para lazer e piscinas. Na Serra, está o Parque da Cidade, um ótimo espaço de lazer, conta com quadras poliesportivas, pista de skate, pista de caminhada, playground e estacionamento.

Já na região das Montanhas, em Marechal Floriano, existe o Zoo Park da Montanha, que conta com cerca de 500 animais de 11 países e de mais de 100 espécies, entre mamíferos, aves e répteis, entre onça pintada, tucanos, araras-azuis, macacos, lhamas, cobra sucuri, entre outros.

Serviços:

Centro de visitantes do Projeto Tamar

Site: http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=367

Guriri (São Mateus)

Acesso: Av. Oceano Atlântico s/n, lado norte. São Mateus.
Tel: (27) 3761-2104/ 99995-1178.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Regência (Linhares)

Acesso: Rua Principal, s/n, Vila de Regência.

Tel: (27) 3274-1905.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Praça do Papa (Vitória)

Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700ª.
Tel: (27) 3225-3787.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h.

 

Casa do Turismo em Pedra Azul

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Casa-do-turista-Pedra-Azul-Domingos-Martins/702120669864454

Acesso: Rota do Lagarto, Km 01, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-0035.

Horário de funcionamento pode ser confirmado por telefone.

 

Fjordland Cavalgada Ecológica

Site: http://www.fjordland.com.br/

Acesso: Rota do Lagarto, Km 2,2, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-0076.

Horário de funcionamento:

§  Cafeteria e Loja Souvenir – segundas, das 08h Às 17h e sextas, das 08h às 17h; sábados, das 08h às 19h; domingos e feriados, das 08h às 18h. (de terça a quinta-feira, abre para grupos pré-agendados).

§  Estábulo e Fazendinha – segunda a sexta, das 08h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 08h às 17h.

§  Biblioteca e Recepção – segunda a sexta, das 08h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 08h às 18h.

 

Pedra Azul Adventure Park

Site: http://www.pedraazuladventure.com.br/
Acesso: Rodovia BR-262, Km 96 - Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-1436 99884-6530 99973-5578.
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 16h.

Sítio Herança

Facebook: https://www.facebook.com/agroturismo.sitioheranca

Acesso: Rua Projetada, s/nº, Pedra Azul - Domingos Martins.

Tel: (27) 3248-1159.

Horário de funcionamento pode ser confirmado pelo telefone e pelo e-mail agroturismo.sitioheranca@facebook.comou sitio.heranca@hotmail.com.

 

Parque Botânico da Vale

Site: http://www.vale.com/brasil/PT/initiatives/environmental-social/botanic-park-v/Paginas/default.aspx

Acesso: Avenida dos Expedicionários, s/nº, Jardim Camburi – Vitória.

Tel: (27) 3333-6200.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 08h às 17h.

 

Parque da Fonte Grande

Facebook: https://www.facebook.com/AdmPEFG

Acesso: Rodovia Serafim Derenzi, s/nº, Bairro Grande Vitória.

Tel: (27) 3382-6576.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 08h às 16h40.

 

Catedral Metropolitana

Acesso: Praça Dom Luiz Scortegagna, Cidade Alta – Vitória.

Tel: (27) 3223-0590.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 09h às 17h.

 

Palácio Anchieta

Facebook: https://www.facebook.com/palacioanchieta?fref=ts

Acesso: Praça Dom Climáco, s/n, Centro Histórico – Vitória.

Tel: (27) 3636-1032.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 09h20 às 16h40; sábado, das 10h às 17h; domingo, das 10h às 16h.

 

Basílica de Santo Antônio

Acesso: Av. Santo Antônio, 2030, Bairro Santo Antônio – Vitória.

Tel: (27) 3332-0373.

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 14h às 20h.

 

Parque Pedra da Cebola

Acesso: Av. Fernando Ferrari / Rua João Baptista Celestini, Mata da Praia – Vitória.

Tel: (27) 3327-4353 ou 3327-4298.

Horário de funcionamento: segunda, das 05h às 09h e das 17h às 22h; terça a domingo, das 05h às 22h.

 

Museu Solar Monjardim

Acesso: Paulino Müller, s/n, Jucutuquara – Vitória.

Tel: (27) 3223-6609.

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 16h.

 

Convento Nossa Senhora da Penha

Site: http://conventodapenha.org.br/

Acesso: Rua Vasco Coutinho, s/n, Prainha – Vila Velha.

Tel: (27) 3329-0420.

Horário de funcionamento:

§  Secretaria: todos os dias, das 7h30 às 17h.

§  Confissões: todos os dias, das 8h às 11h e das 14h às 16h.

§  Sala dos Milagres: todos os dias, das 8h às 16h45.

§  Portão de Acesso: segunda a sábado: das 5h15 às 16h45; domingo, das 4h15 às 16h45.

Horário das missas:

Segunda a sexta, 6h, 7h, 8h, 9h30 e 15h; sábado, 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30; domingo, 5h,  7h, 9h, 11h, 14h e 16h.

 

Mosteiro Zen Morro da Vargem

Site: http://www.mosteirozen.com.br/

Acesso: BR-101, Km 217 – Ibiraçu.

Tel: (27) 3257-3030 99743-6285.

Horário de funcionamento: além dos retiros periódicos, o mosteiro abre aos domingos para visita monitorada (das 08h às 13h).

 

Passos de Anchieta

Site: http://www.abapa.org.br/

Informações sobre as trilhas podem ser obtidas pelos telefones: (27) 3244-2323 e pelo e-mail ospassosdeanchieta@gmail.com.

 

Estância Vale do Moxuara

Site: http://www.valedomoxuara.com.br/

Acesso: Fazenda Estância do Vale, Km 03, Roças Velhas – Cariacica.

Tel: (27) 3254-1488.

Horário de funcionamento: pode ser verificado no site, de acordo com cada serviço.

 

Parque da Cidade (Parque Municipal da Serra)

Acesso: Av. Guarapari/ Norte Sul (entre os bairros Valparaíso, Jardim Limoeiro e Laranjeiras), Serra.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 05h às 21h.

 

Zoo Park da Montanha

Site: www.zooparkdamontanha.com.br/

Acesso: Sitio da Vovó – Barra do Rio Fundo.

Tel: (27) 3288-1151.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 09h às 19h.

Fonte: Iá! Comunicação