TEMAS GERAIS

Esfoliante, mel, açúcar... Aprenda a se livrar da purpurina no carnaval.

Além de retirar, é preciso hidratar a pele, ensina a médica Juliana Neiva.

Em 01/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem curtiu o pré-carnaval do Rio no fim de semana como se não houvesse amanhã acordou tentando se recompor para mais um dia de trabalho. E a ressaca nem sempre é o sintoma mais evidente da folia. A purpurina, que se tornou presença obrigatória nas bolsas dos foliões mais ortodoxos, parece não desgrudar das fantasias e dos corpos. Desde o início do ano, como mostrou o G1, a maquiagem sensação dos blocos cariocas já estava esgotada no Saara.

Receitas caseiras podem ser uma boa solução, de acordo com a dermatologista Juliana Neiva: "Eu indico esfoliação para as purpurinas saírem com mais facilidade e essa esfolição pode ser caseira, com açúcar granulado, mel e aveia. E essa misturinha é interessante, porque ela ajuda a fazer com que a purpurina saia sem, no entanto, ressecar a pele, é uma superdica". A médica acrescenta que também é possível usar esfoliantes prontos, com base de açúcar mascavo, por exemplo.

Batalha purpurinada
Livrar-se da pintura, diferentemente do que se supõe, pode não ser tão fácil assim. Água, sabonete, bucha, cremes hidratantes? Nada disso. Só quem se submeteu à chuva de purpurina sabe a dificuldade que é para limpar.

A estudante Jéssica Toneloto foi ao ensaio do bloco Tambores de Olokun no domingo (24) e, sem fantasia, foi maquiada por uma amiga. Mas quem disse que a maquiagem saiu no dia seguinte?

"Tomei uns três banhos já. Passei esponja, esfoliante, mas parece que a purpurina se multiplica em contato com a água", ri a jovem de 24 anos. É como se o carnaval do Rio fosse uma marca indelével no corpo dos foliões, literalmente. E não só no deles.

"Até quem não gosta muito de carnaval acaba ficando com uma marca, com uma purpurina que se perdeu no ônibus", diz.

Já a estudante de Direito Larissa Mayumi foi a um bloco em Santa Teresa e levou a purpurina para passar nela e nas amigas. Mas foram aparecendo outros foliões com o spray e, às vezes, não dá nem tempo de dizer "não".

"Acabaram jogando várias outras no bloco e fiquei com toda a purpurina megagrudada no corpo. Tem umas que saem mais fácil e umas que grudam na alma", exagera a jovem de 23 anos.

Se a segunda já foi difícil para elas, a despachante aduaneira Ana Paula Martins sofreu ainda mais. Assim que chegou no trabalho, foi alvo de brincadeiras. "Saiu o grosso, mas não deu para enganar ninguém aqui no escritório que não estava pulando no bloco ontem. Perguntaram se a farra foi boa, mas eles já estão acostumados", diz.

Água e sabão
A dermatologista Paula Periquito diz que a melhor opção para tirar a maquiagem é um esfoliante leve, com água e sabão. Depois, usar um demaquilante em creme, mais oleoso.

"É importante lavar bem o local com a água e sabão para não dar espinhas. É a melhor opção porque ficar esfregando a pele apenas com água e sabonete por 'horas' acaba irritando a pele".

Fonte: G1-RJ