TEMAS GERAIS

Especialista alerta para consequências de dirigir com a CNH suspensa

Há até implicações de ordem criminal.

Em 31/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Com  festas de fim de ano e o início das férias de Verão, o consultor de trânsito Francisco Maurício Bieniacheski faz um alerta para a necessidade de os motoristas observarem a legislação e não se arriscarem a conduzir veículos com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada. "Há até implicações de ordem criminal", diz.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Consultor do IBACBRASIL- Cursos de Trânsito, Bieniacheski lembra que, de acordo com o artigo 307, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 1998, violar a suspensão ou a cassação da CNH é crime, com pena de detenção de seis meses a um ano. Isso significa que, em caso de condenação, o infrator terá a ficha suja na Justiça, o que gera consequências, como, por exemplo, não poder assumir cargo em concursos públicos.

Suspensão 

A suspensão do direito de dirigir é aplicada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) cada vez que o motorista atinge, no prazo de 12 meses, a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito. Esse direito fica interrompido por um período que varia de seis meses a um ano, podendo ser ampliado de oito meses a dois anos se houver reincidência nos 12 meses seguintes, alcançando novamente os 20 pontos.

Francisco Bieniacheski relembra que há infrações que levam diretamente à suspensão: "Dirigir alcoolizado, dirigir ameaçando os pedestres, disputar racha, executar manobra perigosa, deixar de prestar socorro em acidente, não obedecer bloqueio viário policial e excesso de velocidade".  Ele salienta que são infrações gravíssimas que provocam a suspensão da CNH, além de aplicação de multa de valores elevados.

VERÃO: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Suspenso o direito de dirigir, o motorista deve iniciar um curso de reciclagem. “Esse curso também pode ser feito online, que é rápido, prático e a melhor opção para quem não tem tempo de frequentar aulas presenciais", informa Bieniacheski. Cumprido o tempo de suspensão e concluído o curso com aprovação na prova teórica, o condutor recebe a CNH de volta. O curso online de reciclagem está disponível no site www.cursosdetransito.com.br

Cassação 

A situação do motorista impedido legalmente de dirigir pode ficar ainda mais complicada se, no período da suspensão, ele for apanhando conduzindo veículo automotor. Segundo o consultor, "nesse caso, o motorista terá a CNH cassada, receberá multa elevada, poderá ter o carro apreendido e ficará dois anos sem dirigir".

Para retomar o direito de dirigir, se ele for cassado, o infrator deverá fazer o curso de reciclagem, que também pode ser feito online, e refazer todo o processo de obtenção da CNH, inclusive os exames físicos e psicológicos, frequentar aulas teóricas e práticas e se submeter aos exames teórico e prático. "É como se a pessoa fosse tirar a primeira habilitação para dirigir", esclarece o consultor.

Por fim, Francisco Maurício Bieniacheski garante que dirigir com a CNH suspensa ou cassada é um tremendo risco. ,"No trânsito, sem a habilitação em ordem, arriscar é uma péssima escolha", enfatiza.