CULTURA

Espetáculo Ensaio Geral estreia no Espírito Santo

Peça teatral explora musicalidade e promete sedução ao falar de amor de maneira pouco convencional.

Em 11/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Apetite de erotismo e bom humor são alguns dos ingredientes da peça teatral Ensaio Geral, do consagrado diretor uruguaio Hugo Rodas, que estará em cartaz no mês de julho no Espírito Santo. Com apresentações no Teatro Sesc Glória, em Vitória, e Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, a Agrupação Teatral Amacaca (ATA) faz sua primeira apresentação no estado com uma abordagem nada convencional das facetas da palavra amor.

Com uma exploração vocal, gestual e musical, Ensaio Geral traz narrativa descontínua e se estrutura em um grande ensaio de teatro musical, baseado nas nostalgias de Hugo Rodas enquanto à frente do grupo teatral Pitú, um dos maiores nomes do teatro brasileiro na década de 70.

O espetáculo discursa livremente a partir de textos adaptados de autores como Charles Chaplin, Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu. Enquanto protagonizam o amor, os atores utilizam de teatro corporal para seduzir e encantar a plateia.

Com 60 minutos de duração, Ensaio Geral explora a musicalidade de seu elenco, formado por Camila Guerra, Diana Poranga, Flávio Café, Isumy Kudo, Juliana Drummond, Gabriela Correia e Tulio Starling.  O grupo aprendeu a tocar instrumentos tradicionais como violão e trompete e os nada tradicionais cano de descarga, percussão irlandesa e contrabaixo elétrico tocado com o arco do violino. Ao todo, 20 elementos sonoros entrelaçam atores e os músicos Nobu Kahi, Davi Maia e Iano Fazio.

Sessões e Inclusão

As apresentações em Vitória abertas ao público em geral serão nos dias 22 e 24 de julho às 19h30 e no dia 23 de julho às 20h, no Teatro Sesc Glória. No dia 23 haverá ainda a sessão “Domingo Acessível”, com apresentação gratuita às 17h para pessoas com necessidades especiais. A sessão terá acessibilidade adaptada, com oferta de intérprete em Libras, áudio-descrição e espaço para cadeirantes.

Em Cachoeiro de Itapemirim, as apresentações no Teatro Rubem Braga serão nos dias 26 e 27 de julho, às 20h. Em sessões inclusivas do “Programa Educativo”, nos dias 26 e 27, às 10h, haverá ainda sessão gratuita exclusiva para escolas públicas.

Espetáculo

Ensaio Geral fez sua primeira temporada no Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO em 2012. Em seguida, foi selecionado para a única mostra de teatro competitiva do Distrito Federal, o Prêmio Sesc de Teatro Candango, onde recebeu o Prêmio de Melhor Trilha Sonora e as indicações para Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Iluminação.

O espetáculo foi vencedor do Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes. Em junho de 2015, Ensaio Geral realizou apresentação especial em Brasília a convite da Embaixada do Uruguai, que convidou Hugo Rodas para abertura da Semana da Língua Espanhola no Instituto Cervantes.

A temporada 2016 de Ensaio Geral inclui apresentações na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do Espírito Santo. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

 O Diretor

Com mais de 50 anos de carreira, o diretor, figurinista e cenógrafo de Ensaio Geral, Hugo Rodas, influenciou gerações, tornando-se uma das principais figuras do teatro brasileiro. Doutor Notório Saber em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), e fundador do Teatro Universitário Candango (TUCAN), é diretor, coreógrafo, ator, bailarino e professor.

Rodas esteve à frente da realização de um dos mais antológicos espetáculos brasileiros, Os Saltimbancos – que recebeu o Prêmio do Serviço Nacional do Teatro, como melhor espetáculo infantil de 1977.

Possui no currículo parcerias com ícones do teatro como os diretores Antônio Abujamra, José Celso Martinez Corrêa, Adriano e Fernando Guimarães e a atriz Marília Gabriela, além de participação em diversos festivais no exterior.

Alguns dos maiores sucessos de público e crítica da história do teatro e da dança contam com Hugo Rodas, entre eles Senhora dos Afogados, Romeu e Julieta, O Olho da Fechadura, The Globe Circus, Shakespeare in Concert, A Menina dos Olhos e A Casa de Bernarda Alba.

FICHA TÉCNICA

  • Direção: Hugo Rodas
  • Elenco: Camila Guerra, Diana Poranga, Flávio Café, Isumy Kudo, Juliana Drummond, Gabriela Correia e Tulio Starling
  • Músicos: Nobu Kahi, Davi Maia e Iano Fazio
  • Iluminação: Raquel Rosildete e Hugo Rodas
  • Cenografia e figurino: Hugo Rodas e o grupo
  • Grafitti de banquetas da cenografia: Gabriel Marx
  • Painéis de Grafitti: Diana Poranga
  • Duração: 60 minutos             
  • Classificação: 16 anos
  • Apoio: Departamento de Artes Cênicas da UnB, Dac/Dea-UnB, Sesc Glória, Funarte e Ministério da Cultura.
  • Patrocínio: Petrobrás Distribuidora

SERVIÇO:

Ensaio Geral

ATA - Agrupação Teatral Amacaca

Direção Hugo Rodas

Vitória

Local: Teatro Sesc Glória, na Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro, Vitória (ES)

Telefone: (27) 3223-0720

Datas: 22 e 24 de julho às 19h30 e 23 de julho às 20h

*Domingo Acessível: 23 de julho -  sessão extra gratuita às 17h com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Oferta de intérprete em Libras, áudio-descrição e espaço para cadeirantes.

Cachoeiro de Itapemirim

Local: Teatro Rubem Braga, na Av. Beira-Rio, S/N - Guandú, Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Telefone: (28) 3155-5379

Datas: 26 e 27 de julho às 20h

*Programa Educativo: 26 e 27 de julho – sessões às 10h exclusivas para escolas públicas.

Fonte: Uai Comunicação