TEMAS GERAIS

Essência italiana marca ambientes na Casacor ES 2019

Arquitetos, decoradores e designers desenvolvem projetos alusivos ao país europeu.

Em 26/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felipe Araújo

Referência mundial em design, cultura e culinária, a Itália tem inspirado vários profissionais na criação de seus ambientes na CASACOR Espírito Santo deste ano. Aproveitando a aura e a essência do local-sede da mostra, o Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, arquitetos, decoradores e designers desenvolvem projetos que abrigam cores, objetos e acabamentos alusivos ao país europeu.

Na Cozinha do Casal Moderno, dos arquitetos Thainá Castro e Rhamires Recla, ganham destaque uma máquina de macarrão artesanal e uma adega com mais de 50 rótulos de diferentes vinhos, inspirada nas vinícolas italianas. O país é lembrado até nas cores clássicas utilizadas no ambiente: o preto, ao mesmo tempo neutro e marcante, proporciona sofisticação e requinte, e o dourado reflete o luxo das vitrines de Milão.

Foto: Felipe Araújo

A influência do país mediterrâneo está presente, ainda, no espaço assinado pelas arquitetas Cintia Chieppe e Marcia Paoliello. No Living Natuzzi, as estrelas são os móveis de design da marca italiana que dá nome ao ambiente. Eles complementam, com conforto e sofisticação, o décor minimalista e cosmopolita do projeto.

Foto: Felipe Araújo

Os produtos de acabamento italianos também norteiam vários projetos da edição deste ano. O porcelanato, que reproduz a estética dos mármores encontrados na região de Sorrento, na costa do país, foi uma das inspirações da designer de interiores Janete Valladão na concepção dos seus Lavabos Unissex. A modernidade do luxuoso acabamento completa a sofisticação do ambiente, onde se destacam ainda a iluminação diferenciada e a elegância no uso da madeira.

Foto: Felipe Araújo

Por último, mas não menos importante, a gastronomia e a cultura italianas são o ponto alto do projeto idealizado pela designer de interiores, Daniela Avancini, para a mostra capixaba. Composto por dois ambientes anexos, ele contempla o Ristorante Italiano e o Museu Italiano. O primeiro, inspirado em espaços intimistas, com um toque de requinte, apresenta uma paleta de cores sóbrias, mobiliários que remetem à casa e uma adega de altíssimo padrão. Ele é composto por mini-ambientes, fugindo da tradicional repetição de mesas e cadeiras. Tem ainda capacidade para receber, com conforto, até oito convidados para cursos e degustação de vinhos. Já o Museu, cujo acesso é feito pelo restaurante, abrigará obras e peças da cultura italiana. Uma inovação deste ambiente é que ele não será desmontado ao final da mostra. Ao contrário, ficará como legado ao Clube Ítalo e à comunidade Ítalo-Brasileira.

Foto: Felipe Araújo

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL